Diário de Notícias

À descoberta de praias fluviais

- TEXTO ANA SOFIA FONSECA

FÉRIAS Com o prazo limite para marcação deste período no trabalho é normal que comece a pensar no que vai fazer quando chegar o calor. Uma das opções, para fugir às enchentes e aos altos preços da costa será partir à descoberta das muitas e belas praias fluviais que existem por esse país fora. O roteiro que lhe propomos é um bom ponto de partida.

1 – Praia do Sorraia, Coruche

Começamos esta viagem naquela que foi, no ano passado, eleita a Praia Revelação do Guia das Praias Fluviais: a praia fluvial do Sorraia, em Coruche. Inaugurada em 2021, distinguid­a no verão passado com a Bandeira Azul e com o Green Cities Award 2022, esta praia situa-se na margem direita do rio que lhe dá nome, junto ao Parque do Sorraia, a cerca de 80 quilómetro­s de Lisboa. Possui uma extensão total de areal de 1771,04 m2, dos quais 420 m2 são dedicados a campos de jogos e 181,12 m2 à zona de chapéus-de-sol.

2 – Constância (Santarém)

A viagem prossegue até ao ponto onde os rios Tejo e Zêzere se cruzam, a bonita vila de Constância. É aqui, na margem esquerda do Zêzere, que encontramo­s mais uma bonita praia fluvial. Abriu em 2022 e, no ano passado, foi a 2.ª classifica­da no prémio de Praia Revelação do Guia das Praias Fluviais, mesmo sem ter tido bandeira azul. Tem um areal de 3500 m2, com capacidade para receber 350 pessoas e dispõe nas imediações de zonas verdes, áreas de lazer, parque de merendas, parque de campismo, além de estabeleci­mentos de restauraçã­o. Poderá ainda realizar várias atividades devido à presença de um centro náutico.

3 – Praia de Fontes, Castelo de Bode (Abrantes)

A cerca de 30 quilómetro­s de distância, paramos depois na Barragem de Castelo de Bode, mais precisamen­te na Praia Fluvial de Fontes, situada em Cabeça Ruiva. Rodeada de vegetação abundante, dispõe de uma piscina flutuante com cerca de 1,50m de profundida­de, zona de lazer e um bar, a Tasquinha ao Rio, que permite fazer refeições ligeiras e que disponibil­iza algumas atividades náuticas, como canoa, padle e wakeboard. Acessível a pessoas com mobilidade reduzida, no ano passado foi distinguid­a com bandeira azul.

4 – Praia do Lago Azul, Ferreira do Zêzere

A próxima paragem fica a cerca de 50 quilómetro­s de distância. A Praia Fluvial do Lago Azul, também chamada de Praia da Castanheir­a, é mais uma das maravilhas da albufeira da Barragem de Castelo de Bode. Com águas cristalina­s – no ano passado foi distinguid­a com a bandeira Qualidade de Ouro 2023 da Quercus – e duas piscinas flutuantes – uma para adultos e outra para crianças – o local é uma das maiores atrações do Concelho de Ferreira do Zêzere.

5 – Praia Fluvial do Mosteiro, Pedrógão Grande

Seguindo viagem até Pedrógão Grande, vale a pena desfrutar da Praia Fluvial do Mosteiro, junto à aldeia de xisto com o mesmo nome. Banhada pela Ribeira de Pena, numa vasta extensão de água com uma cascata, beneficia de grandes espaços verdes. Está situada junto a duas infraestru­turas que retratam um pouco do passado do concelho: um lagar de azeite, onde agora funciona um bar, e um moinho de água.

6 – Praia fluvial do Poço Corga, Castanheir­a de Pêra

O verde da Serra da Lousã, o azul do céu e o som da água da Ribeira de Pêra fazem da Praia Fluvial do Poço Corga, em Castanheir­a de Pêra, um local paradisíac­o. Com águas límpidas e cristalina­s, esta praia beneficia de amplos espaços verdes, da sombra natural de um carvalhal centenário e de um parque de merendas. Há ali também o Museu Lagar do Corga, antigo lagar de azeite movido a energia hidráulica.

7 – Praia Fluvial Senhora da Piedade, Lousã

É preciso percorrer uma estrada sinuosa de dois quilómetro­s pela Serra da Lousã para chegar à Praia Fluvial Senhora da Piedade. Além de ser um centro de peregrinaç­ões à Capela da Nossa Senhora da Piedade e às Ermidas, todo o “Burgo”, como a zona é conhecida pela população local, transporta os visitantes através da História do concelho. Descendo o castelo de Arouce construído em xisto, chega-se às águas da Ribeira de São João, numa zona bem preparada para a prática balnear, com condições para pessoas com mobilidade reduzida. Tudo tendo o xisto como referência. No recinto existe um café com esplanada e, atravessan­do uma das passagens sobre a Ribeira, tem-se acesso ao restaurant­e O Burgo.

 ?? ?? 1
1
 ?? ?? 2
2
 ?? ?? 7
7
 ?? ?? 6
6
 ?? ?? 3
3
 ?? ?? 4
4
 ?? ?? 5
5

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal