Diário de Notícias

Bissau. Filho de ex-PR condenado nos EUA

- DN/AFP

Ofilho do ex-presidente da Guiné-Bissau Malam Bacai Sanhá foi condenado a mais de seis anos e meio de prisão nos EUA por tráfico internacio­nal de heroína. Malam Bacai Sanhá Júnior, de 52 anos, planeava usar o lucro do negócio ilegal para financiar um golpe na Guiné-Bissau que o levaria à presidênci­a permitindo-lhe instalar um regime mais favorável ao narcotráfi­co, segundo a Justiça norte-americana.

“Malam Bacai Sanhá Jr. não era um traficante de droga comum”, disse Douglas Williams, agente especial do FBI responsáve­l pelo Gabinete de Houston, citado pela AFP. “Ele é o filho do ex-presidente da Guiné-Bissau e estava a traficar drogas por uma razão específica – financiar um golpe”, acrescento­u.

Sanhá Jr. liderava um grupo envolvido no tráfico de heroína da Europa para os EUA, segundo o comunicado das autoridade­s norte-americanas. Foi detido juntamente com um cúmplice, depois de chegar a Dar Es Salaam, na Tanzânia, em 2022. Ambos foram extraditad­os para os EUA pouco tempo depois.

Em setembro de 2023, Sanhá Jr. declarou-se culpado de “conspiraçã­o para distribuiç­ão de substância controlada para efeitos de importação ilegal”, sendo ontem sentenciad­o a 80 meses de prisão.

O pai, Malam Bacai Sanhá, chegou ao poder na Guiné-Bissau em 1999, após um dos vários golpes no país, nomeado por uma junta militar. Mas perdeu as eleições no ano seguinte. Voltaria ao poder ao vencer as eleições de 2009, mas morreu em janeiro de 2012, antes de completar o seu mandato, quando estava a receber tratamento médico em Paris. Tinha diabetes.

O filho, conhecido na Guiné-Bissau como Bacaizinho, ocupou vários cargos no Governo do país, incluindo como conselheir­o económico do pai.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal