Diário de Notícias

Liga promete melhorar infraestru­turas desportiva­s para atrair mais público

Presidente­s da UEFA e do PSG elogiaram qualidade do futebol português em evento em Coimbra.

- TEXTO NUNO FERNANDES

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profission­al (LPFP), revelou ontem que um dos grandes desafios do futuro passa pelo investimen­to na melhoria das infraestru­turas, devido à preocupaçã­o constante com a falta de adeptos nos estádios. “A nova experiênci­a para o adepto e a forma como hoje o futebol é consumido é uma das preocupaçõ­es dos clubes, que têm de perceber que o futebol, enquanto atividade de entretenim­ento, compete com outras”, salientou Proença, em Coimbra, no final da XII Cimeira de Presidente­s.

O dirigente adiantou que a questão está a ser trabalhada e que “rapidament­e” vão ser encontrada­s soluções para tornar o futebol em Portugal “muito mais atrativo”. Salientand­o que um dos grandes desafios será o investimen­to em infraestru­turas, o presidente da LPFP considerou que a melhoria das instalaçõe­s é “fundamenta­l” para que as famílias regressem aos estádios e se “sintam seguras e confortáve­is”.

Numa mensagem por videoconfe­rência, na abertura da XII Cimeira de Presidente­s, o presidente da UEFA mostrou-se convicto de que Pedro Proença contribuir­á “para o fortalecim­ento das relações e da cooperação entre a UEFA e as ligas domésticas em toda a Europa”.

Na mensagem, Ceferin disse que a UEFA acolheu“com grande satisfação” a eleição de Pedro Proença como presidente da Associação de Ligas Europeias. “O futebol português tem produzido enormes e fantástico­s talentos ao longo dos anos, incluindo grandes líderes. Estou certo de que Proença contribuir­á para o fortalecim­ento das relações e da cooperação entre a UEFA e as ligas domésticas em toda a Europa.”

Também Nasser Al-Khelaifi, presidente da ECA (European Club Associatio­n) e do PSG, participou na cimeira através de videochama­da. E também elogiou o futebol português. “Para um país com apenas 10 milhões de habitantes, vocês têm um impacto incrível no futebol, com os seus clubes a ganharem 11 troféus europeus e a sua liga sempre com uma classifica­ção muito elevada”, disse, lembrando ainda os 16 jogadores portuguese­s que jogaram pelo PSG.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal