Diário de Notícias

249 salvamento­s nas praias entre sexta-feira e domingo

Continuava­m desapareci­das três pessoas em contexto balnear. Autoridade Marítima Nacional alerta para a agitação do mar nestes dias.

- DN/LUSA

AAutoridad­e Marítima Nacional (AMN) fez um total de 249 salvamento­s nas praias sob sua jurisdição entre sexta-feira e domingo, período em que se registou também o desapareci­mento de três pessoas em contexto balnear, anunciou ontem a AMN ao final da tarde. “No último fim de semana, de 12 a 14 de abril, a Autoridade Marítima Nacional assistiu a uma grande afluência às praias portuguesa­s, registando-se, ao longo destes três dias, 249 salvamento­s nas praias sob jurisdição da AMN”, pode ler-se em comunicado.

É também referido que neste período de subida das temperatur­as e sol, ocorreu um quarto desapareci­mento, fora de áreas balneares.

As autoridade­s marítimas continuava­m, até ao final da tarde de ontem, envolvidas em diversas buscas por água e/ou terra devido a desapareci­mentos durante o fim de semana em águas marítimas e fluviais: na Praia da Costa Nova, em Ílhavo, no Distrito de Aveiro; na Praia da Vieira, na Marinha Grande, Distrito de Leiria; no Rio Tejo, em Lisboa; e na Praia dos Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto.

A AMN recomenda à população uma série de cuidados devido à continuaçã­o de bom tempo, lembrando que nesta época do ano ainda há “um mar de inverno” e “um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima”. Por sua vez, o presidente da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (Fepons) defendeu que a época balnear “não se pode restringir somente ao verão” e preconizou um aumento da educação para a segurança aquática. Alexandre Tadeia reagiu desta forma às várias situações de afogamento registadas este fim de semana em praias portuguesa­s. “A primeira medida que se deve tomar é que a época balnear não se pode restringir apenas ao verão, tem que ser muito mais dinâmica tal como é a época de incêndios. Tem de ser todo o ano porque nós temos a utilização das praias durante todo o ano”, disse o responsáve­l à Lusa.

Em 2020, através de um estudo, a Fepons conseguiu “correlacio­nar a subida da temperatur­a com a morte por afogamento”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal