Diário de Notícias

Moreira invoca Marcelo para explicar recusa a Montenegro

- AC

“Até o Presidente da República me veio dizer que esta semana ia ser muito importante para mim, como quem diz: vai ser o cabeça de lista!” E assim revelou que Marcelo Rebelo de Sousa já saberia da sua escolha, e da certeza que seria cabeça de listas às eleições Europeias pela AD.

Rui Moreira, que acusa o PSD de ter feito crescer na opinião pública e também junto dele a certeza de seria o número um, relatou, em declaraçõe­s à SIC, que recebeu um telefone de Montenegro, na quinta-feira passada, para uma conversa sobre as europeias, mas que só no domingo à noite é que falaram. E aí, relata, foi convidado para número dois. “Sou presidente da Câmara do Porto. Por mim e pelo cargo que ocupo, nunca aceitaria, seja o Bugalho ou outro qualquer”, afirmou.

Depois da conversa, logo nesse domingo, diz ter enviado uma mensagem com a recusa, mas, assegura, Montenegro voltou a ligar-lhe na segunda-feira com nova proposta: “Perguntou-me, imagine-se, se não queria ser mandatário”.

Contrarian­do a tese de Hugo Soares, líder parlamenta­r do PSD, de que Bugalho foi “a escolha única”,

Moreira responde que “agora podem dizer o quiserem mas tenho testemunha­s, tinha uma pessoa ao meu lado no carro, que todo o país conhece, e que ouviu a conversa toda” com Luís Montenegro.

“Foi a escolha única do presidente do partido e tudo o resto tem sido efabulação que a comunicaçã­o social tem feito”, disse Hugo Soares.

Ora, precisamen­te nesse domingo, Marques Mendes no seu comentário semanal na SIC dava a garantia: Moreira era o número um da AD às europeias.

E o próprio Rui Moreira, também no domingo, [falta saber se antes ou depois do citado telefonema] no seu espaço de comentário na CNN Portugal dava a entender a sua escolha ao dizer que “a questão da Europa é uma coisa que me interessa e que principalm­ente me preocupa (…) e por isso, confesso também, sem rebuço que é um projeto que, de alguma maneira, me atrai”.

O “sem rebuço” ter-se-á quebrado em definitivo da segunda-feira. Ontem à tarde, Moreira dizia não sentir “desconfort­o” e que Bugalho, tal como Marta Temido, são “bons candidatos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal