Diário de Notícias

Gyökeres marca que se farta, mas golos decisivos renderam cinco pontos

Empate no Dragão com um bis foi o último exemplo. Antes foi também fundamenta­l nas vitórias com Farense e Gil Vicente. Avançado sueco tem 26 golos na I Liga e pode sagrar-se o Melhor Marcador do Campeonato. O segundo da lista, Banza, do Sp. Braga, está a

- TEXTO NUNO FERNANDES

Gyökeres, sempre Gyökeres. O avançado sueco entrou ao intervalo no clássico contra o FC Porto, mas ainda a tempo de fazer estragos, apontando dois golos no espaço de um minuto que permitiram aos leões sair da Invicta com um empate (2-2). Foi o terceiro jogo relativo à I Liga em que os seus golos foram absolutame­nte decisivos para a equipa somar pontos no final.

Feita a contabilid­ade aos golos que determinar­am o resultado final e valeram pontos, chega-se à conclusão de que o atacante nórdico deu diretament­e cinco pontos aos leões: na 7.ª jornada apontou o 3-2 final diante do Farense, no Algarve; na ronda 12 marcou o segundo e terceiros golos que valeram o triunfo por 3-1 caseiro com o GilVicente. E neste domingo, no Dragão, dois golos que permitiram o empate frente ao FC Porto e um ponto conquistad­o. Ou seja, cinco golos, cinco pontos.

Viktor Gyökeres leva 26 golos apontados no Campeonato (lidera a lista dos melhores marcadores), mas curiosamen­te não é o jogador leonino com mais golos decisivos marcados. Esse registo pertence a Paulinho, cujos golos valeram 11 pontos aos leões, absolutame­nte decisivos em cinco triunfos e com a curiosidad­e de todos terem sido marcados na primeira volta do

Campeonato. O avançado português tem 12 marcados na I liga.

A influência do nórdico no rendimento dos leões na I Liga é também bem visível no capítulo das assistênci­as, com o sueco a contabiliz­ar 10 passes para golo, com quatro delas a valerem empate ou vitória.

Esta simples curiosidad­e não retira qualquer mérito ao avançado sueco, que tem sido a grande figura dos leões nesta temporada. Com três jornadas por cumprir no Campeonato, Gyökeres está bem lançado para se sagrar o Melhor Marcador da I liga. Contabiliz­a 26 golos até ao momento (curiosamen­te os mesmos de Kylian Mbappé pelo PSG), mais cinco do que Simon Banza, ponta-de-lança do Sp. Braga.

A confirmar-se o estatuto de Melhor Marcador do Campeonato, Gyökeres torna-se no quarto jogador do Sporting a vencer este troféu neste século, depois de Pedro Gonçalves em 2020-21 (23 golos), Bas Dost em 2016-17 (34), e Liedson em 2004-05 e 2006-07 (25 e 15).

Com o aproximar do final da temporada, prevê-se também que comecem a chegar a Alvalade propostas pelo ponta-de-lança sueco. Gyökeres tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros e a SAD leonina não parece muito disponível para baixar o valor. Tem-se falado muito no interesse de clubes ingleses, mas para já a Alvalade ainda não chegaram propostas por escrito. Resta saber se algum clube vai chegar aos valores da cláusula.

O Sporting, entretanto, está muito próximo de festejar o título de campeão. E os festejos até podem rebentar já no próximo fim de semana... no sofá. As contas são simples. Os leões recebem o Portimonen­se no sábado (18.00 horas), em Alvalade. E caso ganhem precisam que, no domingo, o Benfica não vença fora o Famalicão (20.30). Só nesse cenário se sagram já Campeões Nacionais. Se tal não acontecer, será necessário esperar pela penúltima jornada, onde uma vitória sobre o Estoril bastará para fazer rebentar a festa.

 ?? ?? Avançado sueco foi decisivo no Dragão, com um bis num minuto que valeu o empate.
Avançado sueco foi decisivo no Dragão, com um bis num minuto que valeu o empate.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal