Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Clevermee Matemática à medida para subir as notas dos miúdos

- —DIOGO FERREIRA NUNES

Ensino personaliz­ado de Matemática para todas as crianças. Esta é a proposta da Clevermee para transforma­r o ensino desta disciplina em Portugal e que está disponível em todo o país desde o início deste ano letivo. Fundada em 2019, esta plataforma conta com mais de mil exercícios e garante que consegue ser eficaz na ajuda aos alunos, para melhorarem as notas.

A inteligênc­ia artificial garante que cada criança resolve exercícios diferentes. “Quando um aluno se depara com um exercício muito complicado, o sistema adapta-se em tempo real ao nível de dificuldad­e.

Uma professora, um engenheiro informátic­o e um antigo diretor de ciência de dados deram vida a uma plataforma de inteligênc­ia artificial que apoia os alunos do 4.º ano depois das aulas.

Se falha um exercício só para sair daquela atividade, percebe-se que é algo que não o mantém interessad­o. Mudamos a estratégia e permitimos outras combinaçõe­s”, explica Mário Coelho, um dos fundadores da Clevermee, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

A plataforma é acessível através de computador ou tablet. O acesso é gratuito nas primeiras duas semanas; depois disso, pode pagar-se uma mensalidad­e (9,99 euros) ou em alternativ­a subscrever o serviço por todo o ano letivo (79,99 euros). Para já, estão disponívei­s conteúdos apenas para os alunos do 4.o ano.

A Clevermee pretende complement­ar o trabalho dos professore­s e tornar mais acessível o treino da matemática depois das aulas, sem ser necessário recorrer a explicador­es fora da escola.

“Ao fim de uma semana de aulas, os alunos podem ver e praticar aquele módulo ou então antecipar matérias da semana seguinte. Esta plataforma também ajuda a preparar os alunos para os testes.”

A startup foi desenvolvi­da por três fundadores portuguese­s: Maria José Marques é a diretora pedagógica, autora de mais de 40 manuais de Matemática e tem 35 anos de experiênci­a como professora; Mário Coelho, presidente executivo, esteve mais de dez anos no estrangeir­o, como diretor de ciência de dados da multinacio­nal

Nos primeiros testes, em 25 escolas de Oeiras, Cascais e Amadora, os alunos que tinham nota negativa passaram à positiva. Quem tinha 4 subiu para 5.

 ?? FOTO: PAULO SPRANGER/GI ?? Tiago Rodrigues (esq.), Maria José Marques e Mário Coelho, fundadores da Clevermee.
FOTO: PAULO SPRANGER/GI Tiago Rodrigues (esq.), Maria José Marques e Mário Coelho, fundadores da Clevermee.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal