Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

A Praça Provar, comer e comprar sabores nacionais entre as tecnológic­as do Beato

- —DIOGO FERREIRA NUNES

Projeto para mostrar produtos biológicos locais arranca em junho do próximo ano, num espaço de 1700 metros quadrados. Investimen­to total de 3 milhões vai criar 100 empregos diretos.

O Hub Criativo do Beato vai ter uma montra de produtos portuguese­s a partir de junho do próximo ano. O projeto A Praça vai mostrar sabores nacionais biológicos de produtores locais de todo o país num espaço de 1700 metros quadrados da antiga manutenção militar, que está a transforma­r-se no novo epicentro tecnológic­o de Lisboa. Graças a um investimen­to de 3 milhões de euros será possível criar 100 empregos diretos. Até lá, já é possível comprar 700 produtos através da internet.

Cláudia Almeida e Silva, com 15 anos de experiênci­a na distribuiç­ão e retalho não alimentar, lidera esta startup. “Vamos apresentar o maior mercado de produtos portuguese­s produzidos de forma sustentáve­l, orgânica e tradiciona­l. E tudo da época, como a fruta sem açúcar”, explica.

A Praça irá funcionar entre as 7.30 e a uma da manhã e vai explorar dois edifícios neste hub criativo – a antiga oficina e o refeitório. Lá dentro, haverá um espaço para refeições com cozinha aberta; um talho de carnes autóctones (naturais do território); uma peixaria com grelha; um mercado de produtos frescos; queijaria e charcutari­a artesanal; uma adega; uma mercearia a granel; e ainda um espaço vegetarian­o.

Também vai haver um fórum e um palco que tanto poderá servir para a divulgação dos produtores como para provas de degustação e até concertos.

“Queremos humanizar a relação com os produtores, que se perdeu muito nos últimos anos. Hoje em dia foca-se muito no preço, na compra e venda do produto. Queremos inovar o retalho alimentar com o mundo da restauraçã­o e que a pessoa possa provar livremente os produtos e mostrar quem está por trás deles.”

O projeto A Praça nasceu em 2018, quando a Startup Lisboa (gestora do Hub Criativo do Beato) procurava novos conceitos de restauraçã­o. Ganhou a proposta de Cláudia Almeida e Silva.

Iniciou-se então uma volta ao Portugal dos sabores, com a ajuda, por exemplo, dos especialis­tas em azeite Edgar Pacheco e José Gouveia. “Percorremo­s o país à procura de produtos. É um processo de pesquisa que nunca irá terminar. Isto passa muito por provar. Temos de dar a conhecer o melhor que se faz no nosso país.”

Atualmente com dez pessoas, a equipa desta startup tem sido posta à prova desde agosto, ao preparar a comida servida na Casa do Capitão, que vai funcionar no Hub Criativo do Beato até ao final de outubro.

Até A Praça abrir fisicament­e, já é possível comprar online 700 artigos, de 140 produtores. As entregas regulares são feitas de um dia para o outro nos concelhos de Lisboa, Sintra, Cascais e Setúbal; há ainda um serviço expresso, com os alimentos entregues em três horas nas 24 freguesias da capital.

Há 700 produtos disponívei­s na internet e que podem ser entregues em casa, em três horas ou no dia a seguir, em Lisboa e arredores.

 ?? FOTO: PAULO ALEXANDRIN­O / GLOBAL IMAGENS ?? Cláudia Almeida e Silva lidera o projeto que vai ocupar dois edifícios da antiga manutenção militar.
FOTO: PAULO ALEXANDRIN­O / GLOBAL IMAGENS Cláudia Almeida e Silva lidera o projeto que vai ocupar dois edifícios da antiga manutenção militar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal