Diario de Noticias - DN + Dinheiro Vivo

Cris­ti­a­no e o OE2021

- ROSÁLIA AMO­RIM Politics · Cristiano Ronaldo · Ronaldo · León

Oa­van­ço da pan­de­mia e o Or­ça­men­to do Es­ta­do (OE) mar­ca­ram a se­ma­na que ago­ra ter­mi­na. Mui­tos por­tu­gue­ses es­ti­ve­ram mais pre­o­cu­pa­dos com o tes­te po­si­ti­vo à co­vid-19 de Cris­ti­a­no Ro­nal­do do que com a tá­ti­ca do go­ver­no pa­ra con­se­guir a apro­va­ção do OE2021 à es­quer­da. Um e ou­tro po­dem dar-nos as mai­o­res ale­gri­as ou as mai­o­res tris­te­zas, den­tro e fo­ra de cam­po.

O OE2021 é cla­ra­men­te so­ci­al e fo­ca­do no ren­di­men­to das fa­mí­li­as e me­nos fo­ca­do nas em­pre­sas. O pro­ble­ma é que es­tá tu­do li­ga­do e sem bo­as em­pre­sas di­fi­cil­men­te se se­gu­ram pos­tos de tra­ba­lho es­sen­ci­ais pa­ra quan­do a re­cu­pe­ra­ção se tor­nar uma re­a­li­da­de. Quan­do o co­fre não es­tá cheio, há que fa­zer gi­nás­ti­ca pa­ra che­gar a con­sen­sos e à po­pu­la­ri­da­de de­se­ja­da, a pou­cos me­ses das elei­ções au­tár­qui­cas. O sa­lá­rio mí­ni­mo so­be, as pen­sões mais bai­xas tam­bém e o apoio ex­tra­or­di­ná­rio nas­ce pa­ra os mais des­fa­vo­re­ci­dos.

Es­te é o pri­mei­ro OE do mi­nis­tro de Es­ta­do e das Fi­nan­ças João Leão, que es­co­lheu o Di­nhei­ro Vi­vo e a TSF pa­ra a sua pri­mei­ra gran­de en­tre­vis­ta, em que fi­ca­mos a co­nhe­cer o seu pen­sa­men­to po­lí­ti­co e eco­nó­mi­co, nu­ma al­tu­ra em que o go­ver­nan­te e o país en­fren­tam o de­sa­fio das su­as vi­das.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal