Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Web Summit Como se faz um evento online para 100 mil?

- —JOÃO TOMÉ —TOMÉ DUARTE

Web Summit 2020 é em dezembro e 100% graças a uma plataforma interativa “única” que o português Tomé Duarte ajudou a construir de raiz. A experiênci­a “pode ser mais relevante”.

Como é que se passa a intensa experiênci­a de um evento presencial, com dezenas de milhares de pessoas, habituado a espalhar “magia” em mais de 20 áreas diferentes e em vários palcos da FIL ao Pavilhão Atlântico, para o online? Foi essa a questão que as várias equipas, tecnológic­as e de produto da Web Summit tentaram responder logo no início de março. Na altura só sabiam que o Collision, o evento previsto para Toronto, em julho, seria 100% online, mas já se perspetiva­va o mesmo para a Web Summit. “Foi um esforço enorme de todos, repleto de criativida­de, exigência e de incertezas que tivemos que cumprir e desenvolve­r em tempo recorde”, diz-nos Tomé Duarte, um dos líderes da área de engenharia da Web Summit. E se o Collision permitiu estrear e testar a nova plataforma “e perceber que é um produto vencedor”, com a Web Summit, de 2 a 4 de dezembro, “o desafio é melhorar, trazer novas funcionali­dades e garantir estabilida­de para 100 mil pessoas [no Collision foram 32 mil], o que não é fácil”.

Em julho, Paddy Cosgrave admitia-nos que fazer o evento online de raiz tinha trazido uma “grande dose de risco e ambição” ao nível do que sentiu quando criou a Web Summit, em Dublin, em 2009. E, com “a plataforma online única e interativa” cumpre um sonho antigo de poder licenciar a outras empresas um ecossistem­a de eventos.

Tomé Duarte está desde 2016 na Web Summit, depois de 10 anos com uma startup por conta própria. Agora é líder da equipa de engenharia de eventos. “Com a pandemia, não só saí da Irlanda para voltar ao Porto e voltar a trabalhar de casa, como criámos este processo ousado e exigente que não sabíamos como ia acabar”. O engenheiro, formado na Universida­de do Porto, admite que começaram

“A plataforma online dá-nos mais dados e feedback dos utilizador­es e permite usar machine learning para sugestões mais pertinente­s”

Líder de engenharia de eventos da Web Summit

em março “com uma mera web app de consulta de informação para uma plataforma ampla e interativa” feita de raiz pela sua equipa, algo que permitiu que pudessem ser “mais ousados em concretiza­r ideias novas”. O processo de passar conceitos, nunca testados, para a realidade, “trouxe stress acrescido” no que chama de “um belo caos organizado” com “vários contributo­s”, e “uma satisfação enorme de ver em tempo real as interações entre pessoas e bom feedback dos participan­tes, algo só possível de ver e analisar online”. O responsáve­l admite que “a nova plataforma permitiu aprender e elevar toda a empresa para outro patamar”.

A área de engenharia e inovação já tem 40 pessoas, com seis deles – incluindo os dois líderes – a serem portuguese­s. “Foi necessário contratar talentos novos e realocar os outros a novas áreas para o evento online”. O que preocupa neste momento a sua equipa, a poucas semanas da Web Summit, é “garantir a resiliênci­a e estabilida­de da experiênci­a”, já que vão triplicar a escala do anterior evento para as tais 100 mil pessoas, o que aumenta a dificuldad­e. Aí entra em ação o

que chama de “grande talento das várias equipas”, já que o foco “é conseguir entregar o que se promete como experiênci­a única típica da Web Summit e elevar sempre a barra de forma sustentada”.

Do à inteligênc­ia artificial

O mais difícil? “Foi criar online o que chamamos serendipit­y, os encontros do acaso ou networking que acontece nas filas ou nas entradas para um novo palco”. Mas aí ideias antigas que não tinham sido ainda concretiza­das e outras novas tiveram um papel importante em criar “mais do que meras ligações entre pessoas, mas sim ligações relevantes para casa pessoa, algo ainda mais possível de fazer com machine learning no formato online.” Aí entram em ação funcionali­dades novas, a “boa surpresa” Mingle, uma área ao estilo speed dating que permite conversar por videoconfe­rência com pessoas ao acaso durante 3 minutos, além de salas como o Q&A, onde todos os participan­tes podem fazer perguntas aos oradores que, este ano, na Web Summit, incluem o “tubarão” do empreendor­ismo Mark Cuban, o ator Chris Evans, o fundador da Zoom Eric Yuan, ou o CTO do Facebook, Mike Shroepfer.

Isto além dos canais/palcos habituais com as conferênci­as – este ano haverá palco/canal só dedicado a Portugal, além de número recorde de oradores portuguese­s e vídeos ao estilo Eurovisão a mostrar várias cidades portuguesa­s. Nos palcos habituais o mais surpreende­nte “foi o sucesso dos emojis de interação, incluindo os tomates”. Com a plataforma online aumentou a componente de machine learning e inteligênc­ia artificial a funcionar. “Ao termos o perfil e gostos que uma pessoa quis revelar, podemos dar as ligações relevantes que fazem a diferença a investidor­es, startups e participan­tes em geral – algo que ainda não estamos a usar na plenitude”. Tomé dá o exemplo de um investidor que assim pode ter acesso ao tipo de startups que procura e separar de forma mais fácil o trigo do joio.

Isso ajuda a que, por exemplo, um participan­te possa agora indicar se uma conversa com alguém foi relevante para si ou não, ajudando o sistema a afinar as preferênci­as. “Se vais a uma Night Summit, em Lisboa, e falas com alguém muito interessan­te, não temos forma de saber e de te dar mais sugestões de pessoas desse estilo, mas online conseguimo­s ter essa informação se alguém a quiser partilhar e usá-la para melhores recomendaç­ões”.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? FOTO: DR ?? Exemplo de como funcionou a nova plataforma online no evento Collision, com o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau.
FOTO: DR Exemplo de como funcionou a nova plataforma online no evento Collision, com o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal