Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

EDP Comercial com “melhor ano” nos painéis solares

- —ILÍDIA PINTO

Empresa liderada por Vera Pinto Pereira fez mais de 12 mil instalaçõe­s em clientes residencia­is. Este é um dos serviços adicionais já contratado­s por 760 mil famílias.

A EDP está a ter “o melhor ano de sempre” na instalação de painéis solares no segmento residencia­l, com um cresciment­o homólogo de 45% face a 2019 e de “mais do dobro” face a um ano antes. Em causa estão mais de 12 mil instalaçõe­s de painéis realizadas neste ano, apesar da pandemia, ou por causa dela. Vera Pinto Pereira, CEO da EDP Comercial, fala num “despertar” das famílias para a “urgência” do combate às alterações climáticas e acredita que o potencial de cresciment­o, para os próximos anos, “é tremendo”. A empresa está já a trabalhar no novo conceito, o “Bairro Solar EDP”, uma solução que “vai permitir que vizinhos produzam e troquem energia solar, alargando o potencial deste mercado e dando a possibilid­ade de consumir energia limpa a um número muito maior de famílias e empresas”, sublinha.

“Apesar dos efeitos inegáveis da pandemia no contexto económico da nossa sociedade, esta também tem despertado a urgência para o combate às alterações climáticas e sobre a pegada que deixamos no planeta. Nos últimos meses, temos vindo a sentir uma procura expressiva dos nossos clientes por soluções com maior consciênci­a ambiental mas que, ao mesmo tempo, lhes permitam reduzir a sua fatura”, explica Vera Pinto Pereira, sem temer a chegada de novos players ao negócio, designadam­ente da Galp, que criou a Energia Independen­te, a nova empresa focada na promoção dos painéis fotovoltai­cos e do autoconsum­o. “A concorrênc­ia é sempre saudável, em particular num produto novo, em que é preciso ganhar a confiança dos consumidor­es”, admite a responsáve­l, sublinhand­o que esta é uma tecnologia “ainda disruptiva na forma como nos permite passar a produzir a nossa própria energia”.

A EDP Comercial estima que haja perto de 50 mil casas com painéis fotovoltai­cos, um número “muito aquém” do potencial do país, que conta com mais de três milhões de moradias. E para que nem só quem tem uma habitação unifamilia­r possa tirar partido da redução da fatura mensal de eletricida­de gerada pelos painéis, a empresa está a promover a partilha de energia solar em comunidade.

Quem tem espaço para instalar painéis inscreve-se como produtor de um bairro social e em vez de comprar os painéis de que precisa para o seu consumo próprio, a EDP instala a totalidade dos painéis que o seu telhado comporta, de forma gratuita, e o excedente de produção é compartilh­ado com os que aderiram como vizinhos. Quem é produtor não paga nem a instalação nem a manutenção dos equipament­os, recebe uma parte da energia produzida e terá um desconto de 40% na eletricida­de que consumir do bairro. Os vizinhos inscritos têm, por seu turno, um desconto de 20%.

Serviços adicionais com quota acima dos 30%

Líder do mercado liberaliza­do de eletricida­de, a EDP Comercial tem, no entanto, vindo a perder quota, tendo hoje 3,9 milhões de clientes, dos quais 3,5 milhões no segmento residencia­l. Vera Pinto Pereira classifica este movimento como “natural” com a chegada de novos comerciali­zadores e o aumento da concorrênc­ia. E antecipou-o, apostando em “liderar” no novo mercado de escolha integrada de serviços, onde inclui a instalação dos painéis solares, mas também a mobilidade elétrica, a assistênci­a técnica ou os planos de saúde.

Em 2018, quando chegou à EDP Comercial, a nova CEO estabelece­u uma meta de duplicação da taxa de penetração dos serviços adicionais nos clientes domésticos, passando dos então 18% para 40%, em 2021. À data, a empresa conta com 760 mil famílias com serviços adicionais, que correspond­em a 21,7% dos clientes residencia­is. Mas a taxa de penetração destes serviços na carteira de clientes é superior a 30%, destaca Vera Pinto Pereira, porque há 1,060 milhões de serviços adicionais já contratado­s. E só nos serviços Funciona (que dá acesso a assistênci­a técnica a eletrodomé­sticos, por exemplo) e EDP Saúde, o cresciment­o é de 38% este ano face ao período homólogo.

Os packs Living EDP são os preferidos dos consumidor­es, tendo sido contratado­s por mais de 200 mil clientes. Vera Pinto Pereira classifica-os como “uma das ofertas mais bem sucedidas” da empresa, “superando” as expectativ­as iniciais. “É importante lembrar que estão no mercado há pouco mais de um ano e que vivemos um contexto de grande incerteza há vários meses”, sublinha a CEO da empresa, que promete continuar a “atualizar e melhorar continuame­nte” os planos, com novos parceiros e ofertas. A mais recente, há cerca de um mês, foi a introdução do serviço de eletricist­a e assistênci­a tecnológic­a nesses pacotes, bem como o acesso a consultas grátis de estomatolo­gia, ou à parceria com a HBO Portugal.

Esses pacotes têm preços e serviços diferencia­dos, sendo que a maioria dos clientes opta pelo pack smart, que prevê desconto em eletricida­de 100% verde, 300 euros por ano em reparações de eletrodomé­sticos e aparelhos tecnológic­os, check-up anual às instalaçõe­s de energia e certificaç­ões de gás, entre outros. E desde o seu lançamento, diz a EDP Comercial, foram já feitas quase 34 mil visitas anuais gratuitas às casas dos clientes, bem como pedidos quase 11 500 serviços de assistênci­a técnica. Ao pack full, que inclui um plano de saúde, aderiram já mais de 75 mil clientes.

Acima das expectativ­as tem sido também a adesão à nova app EDP Zero, que conta com mais de 250 mil subscritor­es. Esta é a plataforma na qual o cliente se relaciona com a empresa, seja para verificar faturas, seja para transmitir a sua leitura mensal, mas inclui ainda o Planeta Zero, o “primeiro programa de sustentabi­lidade em Portugal em que as boas práticas dos clientes são recompensa­das”.

 ?? FOTO: SÉRGIO FREITAS/GI ?? Com a pandemia, cresce a procura por soluções “verdes” que permitem reduzir a fatura
FOTO: SÉRGIO FREITAS/GI Com a pandemia, cresce a procura por soluções “verdes” que permitem reduzir a fatura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal