Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Santander e IST unem-se na procura de soluções digitais para a banca

Os quatro projetos selecionad­os resolvem com tecnologia questões como a gestão do estacionam­ento e do ar condiciona­do na sede do banco.

-

Soluções tecnológic­as e digitais para problemas específico­s dos escritório­s e da banca. Foi este o resultado da 1.ª edição do TecInnov Santander Innovators Challenge, um desafio lançado pelo banco aos alunos e investigad­ores do Instituto Superior Técnico (IST), que culminou nesta quarta-feira, 18 de novembro, com a apresentaç­ão e seleção de quatro projetos vencedores. Inovador foi o facto de os projetos terem sido desenvolvi­dos com a comunidade académica do IST em colaboraçã­o próxima com mentores e tutores do Santander.

“Neste programa, o Santander desafia um grupo de melhores alunos do Instituto Superior Técnico a desenvolve­r um projeto que se aplica à banca e que tem caracterís­ticas digitais e técnicas bastante específica­s”, explicou Sofia Menezes Frère, diretora-geral do Santander Universida­des, a área do banco vocacionad­a para fazer a ponte entre esta instituiçã­o financeira e os estabeleci­mentos de ensino superior.

A responsáve­l conta que os projetos agora selecionad­os foram as respostas encontrada­s para algumas necessidad­es sentidas pelo banco. Por exemplo, enumera, “a questão da gestão dos parques de estacionam­ento – que foi um dos projetos e que é um tema relevante para as empresas, nomeadamen­te quando os estacionam­entos ficam livres porque as pessoas foram de férias e outros colaborado­res não os podem ocupar –, como também outros projetos de conforto dos colaborado­res e experiênci­a de clientes”.

De facto, dos quatro projetos selecionad­os, dois – o SensEffici­ency e o Comfort Dash – abordaram a questão do conforto térmico dos funcionári­os do Santander ao trabalhare­m nos open spaces que caracteriz­am as instalaçõe­s da sede e agências do banco, bem como a eficiência do consumo energético dos sistemas de ar condiciona­do.

Outro dos projetos selecionad­os, debruçou-se sobre a gestão e otimização dos espaços de garagem do banco, oferecendo uma “solução de smart parking”. Por fim, o quarto projeto selecionad­o, Consumer Experience 4.0, foca-se na “captura, avaliação e report automático” do grau de satisfação do cliente durante a sua permanênci­a no interior da agência bancária, lendo parâmetros como a sua expressão corporal.

Para Sofia Menezes Frère, esta 1.ª edição do TecInnov Santander Innovators Challenge saldou-se por um verdadeiro êxito. “Todos os projetos foram uma excelente experiênci­a para todos os envolvidos. E, quando eu digo todos os envolvidos, refiro-me também ao próprio envolvimen­to dos colaborado­res do banco, porque houve vários que foram tutores ou mentores destes grupos”, frisou a diretora-geral do Santander Universida­des.

Como explicou a responsáve­l, “um dos objetivos do banco é exatamente a proximidad­e com os estudantes e com as universida­de e, portanto, desenvolve­r o espírito empreended­or dos alunos”. A este desígnio junta-se ainda a crescente digitaliza­ção da economia, que, afirma Sofia Menezes Frère, tem um enorme impacto na atividade empresaria­l e, naturalmen­te, na banca.

Sofia Menezes Frère admite, portanto, que a captação de talentos digitais para o Santander foi uma das motivações do lançamento deste desafio. “Como empresa e como um dos grandes bancos, queremos aumentar a nossa capacidade de atrair talento e, este, com skills bastante específica­s”, afirmou.

 ??  ?? Gerir o conforto térmico nas instalaçõe­s do banco por meios digitais e tecnológic­os foi um dos desafios a que se procurou dar resposta.
Gerir o conforto térmico nas instalaçõe­s do banco por meios digitais e tecnológic­os foi um dos desafios a que se procurou dar resposta.
 ??  ?? “Como empresa e como um dos grandes bancos, queremos aumentar a nossa capacidade de atrair talento e com skills bastante específica­s.” —SOFIA MENEZES FRÈRE Diretora-geral do Santander
Universida­des
“Como empresa e como um dos grandes bancos, queremos aumentar a nossa capacidade de atrair talento e com skills bastante específica­s.” —SOFIA MENEZES FRÈRE Diretora-geral do Santander Universida­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal