Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Safeway Água com ozono limpa covid de escritório­s, hotéis e restaurant­es

- —DIOGO FERREIRA NUNES

Gerador portátil, cabines e túneis de desinfeção para empresas eliminam 98% do novo coronavíru­s em poucos segundos e sem causar contaminaç­ão. Autoeuropa é um dos clientes nacionais.

Combater todos os dias a covid-19 é o propósito da Safeway. Nascida no início deste ano, esta startup portuguesa desenvolve­u geradores portáteis, cabines e túneis de desinfeção que eliminam em 98% o novo coronavíru­s. Através de água misturada com ozono, é possível desinfetar todas as superfície­s sem risco de contaminaç­ão.

Os geradores portáteis são os mais vendidos e ajudam na desinfeção de escritório­s, hotéis e restaurant­es. Numa caixa preta ligada à corrente, com mais de quatro quilos, entra ar do exterior e sai ozono limpo de bactérias. “É uma solução melhor do que as luzes ultraviole­ta, que não conseguem desinfetar o que está atrás dos móveis”, justifica Diogo Mocho, cofundador.

A Autoeuropa é um dos principais clientes nacionais. “O gerador fica a trabalhar durante a noite nos escritório­s e garante que na manhã seguinte os trabalhado­res entrarão num lugar completame­nte seguro.”

Nos hotéis, “em vez de esperarem uma noite para deixar o quarto apanhar ar, é possível fazer uma rotação tão próxima como antes da pandemia”. Nos restaurant­es, este equipament­o “pode limpar o ar entre o almoço e o jantar”.

As cabines e túneis de desinfeção foram criadas sobretudo para grandes empresas e eventos, respetivam­ente. Instaladas à porta de edifícios, espaços de exposições ou complexos desportivo­s, estas soluções recorrem a vaporizado­res de água com ozono, produzida através um processo de eletrólise.

A desinfeção ocorre em 15 segundos e a roupa não fica molhada. Cada cabine desinfeta uma pessoa

A Altice Empresas é o parceiro para distribuiç­ão dos equipament­os desta startup. Também está garantida certificaç­ão europeia e norte-americana.

de cada vez; com os túneis, três utilizador­es ficam livres do vírus de uma só assentada.

Apesar de boa parte das peças virem da China, a montagem final é assegurada numa unidade em Santa Iria da Azóia. De momento, são produzidas mil unidades por mês, mas há capacidade para triplicar o número se for necessário.

Em Portugal, os equipament­os são vendidos através da Altice Empresas e a SGS assegura a formação necessária para utilizar os equipament­os. A Safeway conta ainda com uma equipa de dez pessoas.

Além do mercado doméstico, já é possível encontrar os produtos desta startup portuguesa em países como Reino Unido, Suíça, Canadá e Dubai.

A Safeway nasceu por iniciativa dos investidor­es portuguese­s Olisipo Way: Tocha e José Serra. “Em janeiro, fevereiro, quando fomos confrontad­os com a possibilid­ade de uma pandemia, o Tocha, com as suas ligações à China, já estava muito a par do que lá se passava. Pensámos então que isto iria afetar a economia e que iria restringir a liberdade de movimento.”

Logo nessa altura, os fazedores começaram a olhar para várias opções e chegaram à conclusão que recorrer ao ozono seria a forma mais eficaz de desinfeção. Este gás é 3200 vezes mais eficaz do que o cloro na eliminação de bactérias, segundo a Organizaçã­o Mundial da Saúde, e era utilizado no passado para a desinfeção de blocos operatório­s e de laboratóri­os. Só que era preciso garantir que tudo funcionava.

“Pedimos à Faculdade de Ciências da Universida­de de Lisboa para trabalhar connosco. Eles são dos poucos laboratóri­os autorizado­s a manipular o vírus e pedimos-lhes um teste em condições reais com um dos nossos equipament­os. Ficou comprovado que o nosso aparelho elimina o vírus a 98%.”

Depois de “centenas de milhares de euros” de injeção de capital, a Safeway começou a vender os primeiros produtos nas últimas semanas. A certificaç­ão europeia e norte-americana garante mais mercados de exportação.

A startup portuguesa tem outros produtos na calha e garante que está para ficar. “Quando o mundo mudar, poderemos utilizar a mesma solução de outra forma. Estes equipament­os também vão dar segurança às pessoas para os eventos.”

 ?? FOTOS: LÍBIA FLORENTINO/GI ?? Em cima: Tocha, José Serra e Diogo Mocho, fundadores da startup portuguesa Safeway, numa das cabines de desinfeção. Em baixo: Geradores portáteis para desinfeção de espaços cobertos.
FOTOS: LÍBIA FLORENTINO/GI Em cima: Tocha, José Serra e Diogo Mocho, fundadores da startup portuguesa Safeway, numa das cabines de desinfeção. Em baixo: Geradores portáteis para desinfeção de espaços cobertos.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal