Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Wome Mystery Box quer surpreendê-lo em casa com novos vinhos todos os meses

- —ILÍDIA PINTO

Novo serviço quer ajudá-lo a saber mais sobre vinho, juntando receitas, dicas de consumo e até playlists de música. Por subscrição ou não.

Gosta de vinho, mas fica perdido a olhar para as centenas de referência­s nas prateleira­s dos supermerca­dos sem saber bem o que escolher? Ou com que prato acompanhar aquela garrafa que comprou? A Wome Mystery Box pretende ser a resposta, assumindo-se como “a forma mais fácil e confortáve­l de conhecer e beber bom vinho português”. Sem sair de casa.

A ideia surgiu de uma conversa entre Filipe Mota Rebelo e a mulher, no início do ano, durante a primeira fase do confinamen­to, e foi ganhando corpo à medida que foram reunindo os parceiros certos e desenvolve­ndo o conceito. E a 7 de outubro, o site wome.pt estava lançado, com a oferta da primeira mystery box. Mistério, porque quem compra só sabe que vai receber uma caixa de quatro vinhos, três tintos e um branco, de pequenos produtores, selecionad­os por especialis­tas e que não estão disponívei­s nas grandes superfície­s. Mas não só. Dentro de cada caixa recebe ainda a história dos vinhos, um QR code para acesso às dicas de um sommelier, em vídeo, e uma receita de culinária para acompanhar cada um deles e criada por um chef de renome. Em outubro, foi Vítor Santos, do restaurant­e Nó de Gosto, em Tavira, a criar as receitas exclusivas, em novembro, as propostas são do chef Pedro Almeida, do Can the Can, em Lisboa. E porque o vinho tem tudo a ver com ambiente e disposição, na plataforma Wome encontra ainda playlists criadas por Ricardo Guerra, do podcast Revolta do Vinyl, para este projeto.

“Para cada caixa procuramos trazer diversidad­e, quer em termos de regiões, quer de produtores e castas”, diz Filipe Rebelo, que conta com o apoio de um distribuid­or, com larga experiênci­a no mercado, e que trabalha com cerca de 500 vinhos de 30 produtores. A intenção é ir incorporan­do outros à medida que o projeto cresce. Sempre e só produtores nacionais. “Temos de cuidar dos nossos”, defende. E embora seja possível comprar apenas uma mystery box, a ideia da Wome, que resulta da junção de wine at home, é que o cliente faça a subscrição mensal do serviço, por 54,99 euros, que lhe dá vantagens, como portes grátis ou a possibilid­ade de adquirir vinhos de caixas anteriores com desconto.

A subscrição mensal não tem prazo de fidelizaçã­o associado, nem qualquer outra obrigatori­edade de permanênci­a. “O serviço pode ser cancelado a qualquer momento, a nossa intenção é que os clientes experiment­em, se sintam bem e tenham vontade de se manter connosco”, diz o empresário.

E o foco não é apenas nacional. Pelo contrário, com um mês de atividade, a Wome já fez chegar vinhos portuguese­s a França, Bélgica, Áustria, Hundria e Eslováquia. “Queremos levar um bocadinho de Portugal engarrafad­o, todos os meses, a portuguese­s que estão emigrados ou a estrangeir­os que apreciam o nosso país e os nossos vinhos”, explica. O plano de negócios da nova empresa prevê chegar aos 500 clientes ao fim dos três primeiros meses de atividade, um caminho que “está a ser feito”, com a Wome a “dar vários passos para aumentar a notoriedad­e da marca”, designadam­ente, com uma aposta nas redes sociais. E alargando a gama de produtos, com o lançamento de caixas temporária­s, como é o caso da Xmas Box 2020, com dois tintos, um branco e um espumante, por 65 euros.

 ?? FOTO: DIREITOS RESERVADOS ?? Filipe Mota Rebelo é o responsáve­l da Wome e promete novidades constantes.
FOTO: DIREITOS RESERVADOS Filipe Mota Rebelo é o responsáve­l da Wome e promete novidades constantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal