Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Um novo normal na política

-

Planos do governo travados e dezenas de propostas dos partidos que não governam aprovadas. No final daquela que foi talvez a votação mais política dos últimos anos de um Orçamento do Estado, o saldo é negativo em mais de 1100 milhões de euros, que Costa e Leão terão de encontrar forma de financiar – por cá, quem propõe medidas alternativ­as não tem sequer de sugerir formas de pagá-las.

Como o governo vai descalçar a bota, veremos nos próximos tempos, mas a imagem mais importante que nos fica desta semana é que a realidade se alterou. Os apoios incondicio­nais tornaram-se alianças estratégic­as e mutáveis, ajustáveis até a parceiros improvávei­s, as barreiras ideológica­s esbateram-se em casos específico­s, mas suficiente­s para demonstrar que o panorama político português, esse sim, vive um novo normal. Resumindo, os ventos mudaram. Mas essa mudança ainda está só a começar.

À beira de um ano que vai ter o arranque mais difícil de sempre, marcado por desemprego, falências, perda generaliza­da de rendimento­s e ainda pela crise sanitária e pelas cada vez menos bem aceites restrições dela decorrente­s, instabilid­ade social é um eufemismo para os meses que aí vêm.

Ainda antes de este ano fechar, já as vozes de protesto se fazem ouvir mais fortes e mais alto – desta vez num coro que junta muitos patrões aos trabalhado­res – e será difícil travar a agitação social no contexto económico de uma recuperaçã­o muito lenta.

Se logo em janeiro as eleições presidenci­ais servirão de barómetro para o que pulsa na sociedade, não é de descartar que, entre um já assumido como necessário orçamento retificati­vo e as surpresas desagradáv­eis que esta crise ainda revelará, a instabilid­ade política possa acabar numa inesperada terceira ida às urnas num só ano, talvez ainda antes das autárquica­s de outubro. Num momento de tamanha exigência, esse cenário pode ter efeitos avassalado­res. E só com líderes políticos responsáve­is – e pouco fogo de artifício, amuos e teimosias – será possível evitá-lo.

 ??  ?? EDITORIAL JOANA
PETIZ
EDITORIAL JOANA PETIZ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal