Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

App da EVIO para carros elétricos vence Prémio Startup do Ano

Carregar em qualquer rede e lugar da UE com a mesma conta é uma das possibilid­ades criadas pela EVIO Electric Mobility, distinguid­a pelo Portugal Mobi Summit.

-

A partir de Matosinhos, a jovem EVIO Electric Mobility tem já um mapa de internacio­nalização traçado que chega até à Austrália, no outro lado do mundo. A vencedora do Prémio Startup do Ano, no âmbito do Portugal Mobi Summit, recebeu esta terça-feira o cheque de 5 mil euros do Global Media Group. “É um incentivo” que o CEO, Carlos Almeida, vai usar para aprofundar as soluções de software e hardware para a mobilidade elétrica, o seu negócio central.

Nas suas próprias palavras, “a EVIO é uma plataforma agnóstica e inteligent­e que gere o ecossistem­a de carregamen­to para veículos elétricos, criando uma experiênci­a agradável e fácil, quer através do browser quer da app para ios e android”.

O que ganham os utilizador­es de veículos elétricos? “Com uma só app podem carregar em várias redes, sejam públicas ou privadas e também no estrangeir­o, usando a mesma conta para fazer pagamentos na União Europeia. Podem, também, beneficiar de um conjunto de serviços – como poder planear viagens na rota dos carregador­es rápidos –, a maioria dos quais gratuitos, garante o fundador Carlos Almeida.

Já as empresas podem usar a plataforma para “fazer a gestão integrada dos postos de carregamen­to que tenham num ou mais território­s, com permissões diferencia­das por utilizador”, explica.

A “caracterís­tica mais diferencia­dora da EVIO é permitir que as empresas rentabiliz­em os postos de carregamen­to quando não estão a ser usados pelos seus trabalhado­res, como por exemplo aos fins de semana, adicionand­o os seus postos à nossa rede de carregamen­to, com uma tarifa que lhes é entregue”. Adicionalm­ente, “fazemos a gestão da frota de veículos com consumo agregado, numa lógica de gestão integrada”, sublinha.

A EVIO tem nos fabricante­s e operadores de postos os seus parceiros preferenci­ais, bem como nas empresas de eletricida­de e comunicaçõ­es, que são simultanea­mente clientes a quem fornecem a aplicação numa lógica de marca branca. “Estas empresas podem usar a nossa plataforma para complement­ar a sua oferta de serviços”, precisa.

Tendo nascido já a pensar no mercado global, a startup concluiu a primeira fase da sua apresentaç­ão internacio­nal em maio e já tem oferta comercial em fase de concurso em países como a Polónia, a Escócia, e até na Austrália, países onde os clientes são essencialm­ente empresas de energia e entidades públicas. Segundo o fundador, as possibilid­ades de expansão são grandes, tendo em conta as manifestaç­ões de interesse.

“Há muitas propostas, mas algum atraso na adjudicaçã­o, o que tem a ver com este cenário atípico da pandemia”, justifica o engenheiro.

A startup, que tem três cofundador­es e oito programado­res todos do norte, “quer encontrar um investidor estratégic­o que traga não só capital, mas também mercado internacio­nal”.

Selecionad­a pelo European Institute for Innovation and Technology (EIT) como uma das 15 startups de topo na área da mobilidade, a EVIO vai continuar nas próximas semanas a sua apresentaç­ão em várias cidades europeias. O lançamento oficial está previsto para janeiro de 2021.

A EVIO quer “encontrar um investidor estratégic­o que traga não só capital, mas também mercado internacio­nal.

 ?? F OTO: PEDRO GRANADEIRO/GI ?? Carlos Almeida, CEO da EVIO, recebeu o prémio, no valor de 5 mil euros, nesta semana.
F OTO: PEDRO GRANADEIRO/GI Carlos Almeida, CEO da EVIO, recebeu o prémio, no valor de 5 mil euros, nesta semana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal