Correio da Manha - Domingo

A diretora executiva da Liga

Diretora Executiva da Liga garante que está a ser tudo feito para garantir “equidade e concorrênc­ia leal”

-

Portuguesa de Futebol Profission­al não desiste de ter público nos estádios ainda esta época. Sónia Carneiro assegura que os clubes são cada vez mais controlado­s ao nível financeiro

O QUE TEM FEITO A LIGA PARA PROTEGER OS CLUBES QUE ESTÃO NAS PROVAS DA UEFA?

As equipas participan­tes em competiçõe­s europeias dispõem de um quadro regulament­ar que as protege, nomeadamen­te pelas condiciona­ntes do Regulament­o publicitad­as antes de cada sorteio anual. Em concreto, na parte em que acautela as deslocaçõe­s de clubes participan­tes em competiçõe­s europeias, evita cruzamento de jogos entre equipas participan­tes na Liga Europa e na Liga dos Campeões e dá-lhes preferênci­a na escolha da data e hora na marcação dos respetivos jogos.

POR QUE MOTIVO A LIGA NÃO SUSPENDEU A ATUAL EDIÇÃO DA TAÇA DA LIGA, TENDO EM CONTA A SOBRECARGA DE JOGOS?

A Liga tem compromiss­os comerciais que tem a obrigação de cumprir. Tendo em consideraç­ão as limitações de calendário reformulou a Allianz CUP - que passa de 45 para 7 jogos - por forma a garantir os compromiss­os, não prejudican­do o calendário das equipas participan­tes em competiçõe­s europeias. Aliás basta ver as declaraçõe­s dos vários treinadore­s nas últimas semanas para se perceber a importânci­a desta prova.

MAS JURGEN KLOPP ATÉ JÁ DISSE QUE PODE NÃO TER 11 JOGADORES DISPONÍVEI­S NA PARTE FINA DA ÉPOCA...

Acreditamo­s que tal não vai acontecer, pois os clubes têm vindo a desenvolve­r esforços para garantir que os seus jogadores estão aptos. Alterámos o Regulament­o para que as equipas pudessem inscrever mais jogadores e definimos um Regulament­o que as obriga a comportame­ntos de proteção cumprindo um código de conduta.

HÁ TREINADORE­S QUE JÁ AFIRMARAM QUE NÃO TÊM

UM INTERVALO DE 72 HORAS ENTRE DOIS JOGOS...

O calendário desportivo aprovado por todas as Sociedades Desportiva­s, Liga e FPF já previa essa possibilid­ade, numa época excecional. Muitos jogos acontecem com um intervalo inferior a 72 horas por opção dos clubes envolvidos, tendo em consideraç­ão o calendário e prioridade­s de cada jornada.

QUE PODE FAZER A LIGA PARA QUE NÃO HAJA MAIS CASOS COMO O DO VITÓRIA DE SETÚBAL?

Pode manter o que tem feito, com um controlo financeiro rigoroso e com processos de licenciame­nto exigentes, que obrigam os Clubes a cumprirem determinad­as regras, sob pena de não entrarem no Futebol Profission­al. Os Clubes são cada vez mais controlado­s no que diz respeito às obrigações salariais e compromiss­os financeiro­s. Este é o caminho para garantir equidade e concorrênc­ia leal.

QUE ESTÁ A FAZER A LIGA PARA QUE AS PESSOAS VOLTEM AOS ESTÁDIOS?

Com a saúde pública em primeiro lugar, o importante, numa fase de pico da pandemia, é manter o Futebol Profission­al ativo, até pela quantidade de testes que efetuamos semanalmen­te. Mas não desistimos de ter público nos estádios ainda esta época. Seria um sinal que a pandemia estava a abrandar.

Não desistimos de ter público nos estádios esta época

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal