Correio da Manha - Domingo

O médico e deputado do PSD Ricardo Baptista Leite

Médico, deputado do PSD e comentador da CMTV diz que o seu último livro é um desafio para toda a sociedade

- POR JOÃO FERREIRA Pivot CMTV

diz que o Serviço Nacional de Saúde tem de ser para todos. O comentador da CMTV avisa que, se nada fizermos, o SNS vai degradar-se aos poucos

“Mais de 10% dos nossos impostos vão para os SNS

O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE (SNS) ESTÁ LIGADO À MÁQUINA?

O sistema de saúde português, do qual o SNS é o pilar central, está doente. Na realidade, o que temos é um Serviço Nacional da Doença. É fundamenta­l reorientá-lo no sentido da promoção da saúde e do bem-estar.

VAI IMPLODIR?

Se nada se fizer, vai-se degradar aos poucos até que, no fim, teremos um sistema para ricos e outro para pobres. As listas de espera são apenas a face mais visível dos problemas.

QUAL É O CAMINHO PARA A CURA?

O que nós formos capazes de construir juntos. É possível curar uma sociedade que hoje é geradora de desigualda­des, pobreza e doenças. Para isso temos de apostar em novos modelos que incentivem a melhoria da saúde, humanizar os cuidados, e colocar o bem-estar de cada um como o objetivo primordial de todos.

PORQUÊ ESTE LIVRO AGORA?

[‘Um Caminho para a Cura’, ed. D. Quixote] Começou a ser escrito muito antes da pandemia. Mas, perante as fragilidad­es do SNS, ampliadas com a pandemia, temos o dever de aproveitar esta crise para repensar o nosso futuro coletivo.

É UM LIVRO PARA MÉDICOS

OU PARA UTENTES?

É um desafio a toda a sociedade. É dirigido a gestores, profission­ais, doentes, cuidadores e demais cidadãos, na medida em que todos têm uma palavra a dizer sobre o futuro que iremos construir juntos.

É UM PROGRAMA DE GOVERNO DO PSD PARA A SAÚDE?

Este livro é uma reflexão que construí no decurso do meu percurso académico, médico e político, e que em nada vincula o PSD.

SE FOR MINISTRO DA SAÚDE VAI COLOCAR ESTAS IDEIAS EM PRÁTICA?

As ideias versadas no livro apenas serão cumpridas se governos sucessivos, assim como os demais cidadãos, estiverem empenhados na sua execução. As reformas vão demorar anos a ser completada­s, mas comecemos agora.

OS PORTUGUESE­S TÊM NOÇÃO DOS CUSTOS DA SAÚDE?

Mais de 10% dos nossos impostos vão para o SNS. É muito dinheiro fruto do trabalho das pessoas. É justo e importante que sejam exigentes sobre a forma como é investido.

O SNS DEVE SER PARA TODOS OU APENAS PARA QUEM PRECISA?

Tem de ser de todos e para todos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal