Correio da Manha - Domingo

MÃOS À OBRA

- FERNANDO ILHARCO PROFESSOR UNIVERSITÁ­RIO ANTIGA ORTOGRAFIA

Com a chegada das vacinas contra a Covid-19 e com a esperada retoma de tantos negócios e vidas profission­ais nos tempos que aí vêm, este mês de janeiro pode ser uma boa altura para recomeçar, para iniciar o recomeço. Uma crise é sempre um momento agudo, tenso e de saída tantas vezes difícil de antecipar. Mas a mudança na vida profission­al é, há muito, o estado natural na vida competitiv­a contemporâ­nea.

Hoje muitos profission­ais com 20 anos de carreira, a meio de uma vida de trabalho, já tiveram mais empregos do que os seus pais na vida toda. Muitos jovens com menos de 30 anos de idade já tiveram seis, sete ou mais empregos. Nos Estados Unidos, o número médio de empregos dos profission­ais no activo está acima dos quatro. O departamen­to norte-americano de estatístic­as laborais refere que quem nasceu entre 1957 e 1964, hoje à volta dos 60 anos de idade, vai ter mais de 10 empregos ao longo da vida profission­al, tendo a maioria já tido seis empregos ou mais. Cerca de 1/4 desses profission­ais vai ter mais de 15 empregos e só 12% terão uma carreira profission­al baseada em quatro empregos ou menos. Metade dos jovens profission­ais norte-americanos acredita que em algum momento vai mudar não apenas de emprego, mas de carreira profission­al. Na Europa a mobilidade profission­al não é tão alta como nos Estados Unidos, mas a tendência de mudança de empregos e carreiras é a mesma. Mais de metade dos jovens que hoje entram no mercado de trabalho europeu vai mudar de emprego nos primeiros três anos da sua vida profission­al. A crise pandémica deverá ter acelerado esta tendência.

Face a este quadro, pode perguntar-se qual a melhor altura para recomeçar? Começando pelo concreto, o melhor dia para recomeçar parece ser segunda-feira, indicam várias investigaç­ões sobre o assunto. O dia 1 de cada mês também é bom. O dia de aniversári­o, o dia de mudança de casa, ou uma data especial, também são dias bons para começar novos projectos. Há meses melhores do que outros. Os mais favoráveis são Janeiro, Setembro e Outubro. Mas, o início da Primavera também é benéfico.

Outra questão poderá ser o que fazer? Que projecto, que negócio lançar? O neurocient­ista Alex Korb, na obra ‘The Spiral Upward’, chama a atenção para o facto de as pessoas, independen­temente de gostarem muito ou pouco do que escolhem vir a fazer, depois de o fazerem, de ultrapassa­rem contraried­ades e de registarem sucessos, tenderem, de facto, a gostar cada vez mais do que escolheram. É chave escolher e fazer, fazer bem e ter ganhos, se possível rápidos, porque intensific­am a motivação. Escolhendo, compromete­mo-nos, o mundo fica menos complexo e recomeçamo­s. Nunca se deve esquecer que a ciência explicou há muito que para que tudo piore basta não se fazer nada.

“Janeiro é o melhor mês para recomeçar; de preferênci­a, numa segunda-feira

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal