Evasões

MEMÓRIAS E MOVIMENTO NA AVENIDA DO CENTRO

Entre a estação de caminhos-de-ferro e a rotunda Bernardino Machado, podemos encontrar uma das mais emblemátic­as artérias da cidade, onde «do que há, não falta nada».

- TEXTO DE DANIELA OLIVEIRA FOTOGRAFIA DE MIGUEL PEREIRA/GLOBAL IMAGENS

A Avenida 25 de Abril, em Famalicão, diz muito aos famalicens­es e tem muito para conhecer e provar.

Há 43 anos, aquela que se chama agora Avenida 25 de Abril foi o lugar escolhido pela população de Famalicão para os festejos da Revolução dos Cravos. Era um lugar movimentad­o e, hoje em dia, ainda se faz sentir essa azáfama. Situada no coração da cidade, a avenida que homenageia a liberdade vive, ela própria, em constante revolução. Foi recentemen­te requalific­ada, contando agora com muitos espaços dedicados ao comércio tradiciona­l, à cultura e ao lazer. Parece nada faltar nesta avenida – e ir à cidade é quase obrigatori­amente passar por ela.

Ficam lá o centro de saúde, as escolas e as finanças, mas também muitos negócios e serviços quotidiano­s como cabeleirei­ros, pastelaria­s e supermerca­dos, ourivesari­as e oficinas. É também palco de espetáculo­s e de eventos religiosos. Tal como disse uma vez o cineasta Manoel de Oliveira, esta é uma das «ruas alegres e pitorescas da cidade».

Sobre ela, há memórias diferentes consoante as gerações, ainda que muitas delas em redor do mesmo edifício, as antigas instalaçõe­s da Elétrica. Uns recordam-se do lugar onde trabalhara­m ou pagaram, durante anos, a sua conta da eletricida­de. Outros lembram-se das noites de copos passadas com amigos ou familiares no mesmo lugar, agora com uma nova vida, um bar noturno. O passado tem lugar no presente de uma das maiores vias da cidade. 01 PARQUE 1º MAIO / CAFÉ BUBBLES Construído em meados do século passado, este parque de forma arredondad­a é popular entre as crianças graças ao seu lago com patos e fonte luminosa e ao parque infantil. Fica ainda no parque o café Bubbles – Happy Food, que ganhou nova vida e está agora mais colorido e com uma carta de refeições ligeiras, que inclui saladas, sanduíches e massas e ainda crepes, gelados e waffles. Está aberto todos os dias, das 09h00 às 23h00 (sexta e sábado até às 01h00). 02 CASA DA MÚSICA, Nº 158 Foi inaugurada a 28 de setembro de 2003 com o objetivo de formar jovens músicos no espaço onde dantes

03 IGREJA MATRIZ ANTIGA, PÇ. 9 DE ABRIL

Os elementos em estilo barroco – como o altar, a capela das Santas Chagas e as imagens de arte sacra – preservam o passado nesta igreja que é, apesar de tudo, uma construção não muito antiga, de 1902, que teve um restauro recente. Vale a pena visitá-la por estes e outros pormenores: as representa­ções que figuram nas suas portas (a ressurreiç­ão de Cristo e noutra o anúncio a Maria Madalena) e as imagens que se podem ver no caminho até ao altar, representa­ndo o caminho dos discípulos.

04 MALVAR, CASA-MUSEU Nº 104 SOLEDADE

Maria da Soledade Malvar (1909-2008) foi uma antiquária e colecionad­ora de arte, que reuniu um acervo diversific­ado, onde couberam joias, peças de faiança, obras de pintura, arte sacra e mobiliário dos séculos XVIII e XIX. Deixou-o como legado ao município de Famalicão, na condição de ser criado um espaço para o albergar. Foi assim que surgiu esta casa-museu, que abriu portas em 1998 (ainda em tempo de vida de Soledade Malvar), que pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h00 às 17h30 (fecha uma hora para almoço) e ainda no primeiro fim de semana de cada mês, à tarde, com entrada gratuita.

05 CLUB PORTA 22, Nº 22

Este café, bar e clube noturno nasceu nas instalaçõe­s da antiga Elétrica de Famalicão, o que lhe deu o seu ambiente particular com traços industriai­s, paredes de pedra e janelas em arco. Tem um toque moderno na decoração, em elementos como os candeeiros de formas geométrica­s e os tons de preto e dourado. Na carta de bar, destacam-se os gins e os cocktails e o Club Porta 22 é também conhecido pela sua agenda de festas temáticas e de música para todos os gostos. Está aberto de segunda a quinta, das 21h30 às 02h00. Nas noites de sexta e sábado, a festa começa às 22h00 e só acaba às quatro da manhã.

06 KASA AL ARABIYA , R. ADRIANO PINTO BASTO, Nº 131

Neste espaço de estilo oriental, onde não faltam as almofadas e as tapeçarias, há cocktails e narguilés. O ambiente é calmo, mas nem por isso monótono, com muitos concertos e espetáculo­s de dança do ventre, para apreciar enquanto se saboreia uma sobremesa ou um chá do Oriente. Abre das 20h30 às 01h00, sexta e sábado até às 02h00 e domingos a partir das 15h00.

07 MUSEU BERNARDINO MACHADO, R. ADRIANO PINTO BASTO, Nº 79

Bernardino Machado nasceu no Brasil mas cedo se fixou em Famalicão, cidade que, em 1995, homenageou o seu legado criando um museu em seu nome. O Museu Bernardino Machado abriu em 15 de dezembro de 2001, no Palacete Barão de Trovisquei­ra, onde se pode conhecer um lado mais íntimo desta figura, como os móveis e objetos pessoais, peças decorativa­s, as suas roupas e até um fundo documental onde se incluem diplomas, cartas e fotografia­s. Das 10h00 às 17h30; fim de semana, a partir das 14h30. Encerra à segunda.

 ??  ?? 01
01
 ??  ?? 07
07
 ??  ?? 01
01
 ??  ?? 02
02
 ??  ?? 03
03

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal