Evasões

COVILHÃ A ARTE PODE (MESMO) MUDAR UMA CIDADE

Há uma Covilhã antes e depois do Wool, festival de arte urbana que, desde 2011, tem vindo a dar uma nova vida à zona antiga da cidade.

- JFO

Os habitantes dos grandes centros estão há muito acostumado­s a que as paredes devolutas se transforme­m em obras de arte, mas a realidade é outra quando se trata de uma cidade de província. Pelo menos até 2011, ano em que o Wool – Festival de Arte Urbana da Covilhã levou até à Beira Interior alguns dos melhores artistas portuguese­s e internacio­nais, mudando por completo a face da cidade. Sobretudo na até aí envelhecid­a zona histórica – na parte alta, já a caminho da serra da Estrela. Um conjunto de trabalhos que surpreende não só pela quantidade (cerca de 25), mas também pela qualidade e dimensão. Olhos de Coruja, do lisboeta Bordalo II, que criou uma coruja serrana gigante a partir de pneus de trator, pedaços de metal e lixo urbano, é apenas um dos exemplos. Em 2014 foi considerad­a uma das melhores 25 «paredes» do mundo. Btoy, natural de Barcelona, criou um pastor em formato XL, já a dupla portuguesa Mar & Ram grafitou um pastor surrealist­a com uma ovelha (de três cabeças) no lugar da... cabeça. Está ao lado (e em diálogo) com a bonita Igreja de Santa Maria, revestida a azulejos azuis e brancos.

As referência­s à pastorícia e aos lanifícios não surgem por acaso, afinal este foi durante muitos anos o ganhapão da terra. O próprio nome do festival remete para essa realidade – se wall significa parede, wool quer dizer lã – sendo por isso natural que a população não tenha oferecido grande resistênci­a. «Quem reagiu melhor até foram os mais velhos», conta Pedro Rodrigues, arquiteto e um dos responsáve­is pela organizaçã­o. «Sentiram-se representa­dos.» Depois da edição de 2011 houve nova edição em 2014, um evento mais pequeno em 2015, devido a falta de apoios, e tudo indica que regresse em junho de 2018. A alma artística, essa, veio para ficar.

 ??  ?? CRIATIVIDA­DE O NEW HAND LAB É UM DOS PROJETOS QUEMOSTRAM­ANOVAALMAD­A CIDADE. UMA ANTIGA FÁBRICA DE LANIFÍCIOS TRANSFORMA­DA EM ESPAÇO DE COWORK REPLETO DE ARTISTAS (LOCAIS) RESIDENTES. Desde 2011 que a Covilhã celebra a sua cultura da lã e a da montanha também em arte urbana.
CRIATIVIDA­DE O NEW HAND LAB É UM DOS PROJETOS QUEMOSTRAM­ANOVAALMAD­A CIDADE. UMA ANTIGA FÁBRICA DE LANIFÍCIOS TRANSFORMA­DA EM ESPAÇO DE COWORK REPLETO DE ARTISTAS (LOCAIS) RESIDENTES. Desde 2011 que a Covilhã celebra a sua cultura da lã e a da montanha também em arte urbana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal