Evasões

PORTO A INVICTA TORNOU-SE GALERIA

Há enormes murais na cidade que podem ser descoberto­s espontanea­mente ou em visitas pontuais organizada­s pela câmara municipal.

-

Foi em abril de 2014, após muita tinta apagada das paredes do Porto, que nasceu o primeiro mural legal, de grandes dimensões. A ilustração que retrata três personagen­s de Dom Quixote de La Mancha foi assinada pelos artistas Mots, Mesk e Fedor, e a iniciativa partiu de uma parceria entre o projeto RU+A e a Circus Network, uma agência focada em divulgar a cultura nacional.

Aconteceu também nesse ano o evento Street Art Axa Porto, com artistas urbanos portuguese­s e estrangeir­os convidados a intervenci­onar as paredes do edifício AXA, na Avenida dos Aliados, com pintura, gra

fitti, instalaçõe­s, stencil e paste up. Apesar de ter acontecido dentro de portas, foi um sinal de que a cidade começava a abraçar a arte urbana.

Pouco depois, arrancou o festival Push Porto, dedicado à ilustração e arte urbana, pela mão da Circus Network. Três dos cincos murais pintados na altura ainda podem ser apreciados na Rua de Camões, o da autoria do Coletivo RUA e Breakone, na Rua do Moreira, de Mesk e Third, e na Praça Coronel Pacheco, assinado por Vidam e LOOK the Weird.

Em 2014, a câmara convida Hazul Luzah e Mr. Dheo para dar cor às paredes do parque de estacionam­ento da Trindade. O resultado são duas enormes obras. A de Hazul retrata a figura feminina e a de Mr. Dheo homenageia o pai e a cidade. Paralelame­nte, é também aberta uma convocatór­ia para os artistas pintarem as caixas de eletricida­de da EDP iniciativa que já correu várias ruas, estando agora a acontecer na zona do Bolhão.

Seguiu-se o Locomotiva, um projeto da Porto Lazer que dinamizou a zona da estação de São Bento com música, exposições e uma galeria, e que também trouxe obras a céu aberto. Quem És, Porto?, um enorme mural de azulejos, pensado por Miguel Januário (±MAISMENOS±), que contou com participaç­ão dos portuenses, pode ser apreciado na Rua da Madeira, assim como a obra Clou

ds, uma pintura a preto e branco, conseguida recorrendo à técnica stencil, da autoria dos italianos Sten & Lex. No ano passado, o muro que sustenta os jardins do Palácio de Cristal passou a chamar-se Mural Coletivo da Restauraçã­o e a cada ano é ali executada uma obra, escolhida em concurso. Atualmente, são sete as obras expostas, de Sabrina Lima, My Name Is Not Sem, Bella Phame, Heitor Corrêa, Vírus, Flix e Contra.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? GUIA NA WEB A AUTARQUIA PREPARA-SE PARA LANÇAR UM SITE SOBRE AS OBRAS DE ARTE URBANA DO PORTO, COM INFORMAÇÃO SOBRE OS AUTORES, COORDENADA­S GPS E SUGESTÃO DE PERCURSOS.
GUIA NA WEB A AUTARQUIA PREPARA-SE PARA LANÇAR UM SITE SOBRE AS OBRAS DE ARTE URBANA DO PORTO, COM INFORMAÇÃO SOBRE OS AUTORES, COORDENADA­S GPS E SUGESTÃO DE PERCURSOS.
 ??  ??
 ??  ?? Daniel Eime é um dos artistas urbanos com presença nas ruas do Porto e o seu trabalho inclui uma série de retratos de habitantes da Ribeira.
Daniel Eime é um dos artistas urbanos com presença nas ruas do Porto e o seu trabalho inclui uma série de retratos de habitantes da Ribeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal