Evasões

VISEU UVAS E UM LINCE METÁLICO

Há três anos que a cidade é um destino seguro de artistas urbanos e tem uma preciosa marca de Bordalo II, no espaço cultural Carmo 81.

- DM

Neste ano, na terceira edição do Festival de Street Art de Viseu, ficou claro que a cidade começou a levar o assunto bem mais a sério. Desde 2015 que o centro histórico celebra a arte urbana no âmbito do festival de enoturismo Tons da Primavera, não sendo por acaso que muitos dos murais que irrompem nas esquinas e paredes evocam o vinho e as uvas do Dão. Mariana, a miserável, AKA Corleone, Marco Mendes, Martinho Costa, Basik, Da- niel Eime, Kruella D'enfer, Mesk e Frederico Draw são alguns dos donos dos pincéis que deixaram a sua marca pela cidade.

Há muitas uvas, garrafas e copos de vinho espalhados, através de diferentes traços, pelo centro da cidade, mas não só. Circular por Viseu e pelo seu ambiente de granito pode ser sinónimo de ser surpreendi­do tanto pelas janelas manuelinas como por exuberante­s pinturas que travam o olhar. No total, foram 16 artistas e coletivos que pintaram 18 murais nas duas primeiras edições, com o evento deste ano a ampliar a área e o foco de intervençã­o da arte urbana em Viseu.

Com curadoria artística de Draw, o festival de maio passado levou a arte urbana até quintas vinhateira­s e escolas (onde se fizeram até algumas oficinas), com os artistas a pintarem alguns murais temáticos, entre elas um alusivo a Almeida Moreira, o fundador do Museu Grão Vasco, colecionad­or e mecenas de artes, mas também aos azulejos

viseenses e ainda à cidade-jardim. Mas a arte urbana ocorreu também fora deste circuito, com uma das suas mais impression­antes marcas a surgir no espaço de cultura Carmo 81, por onde passa uma vibrante movida cultural urbana independen­te – convidado a fazer uma residência artística em março de 2016, Bordalo II deixou no pequeno pátio exterior um lince feito de peças de automóveis. É algo a não perder numa visita a Viseu.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? As uvas e o vinho são alguns dos motivos mais frequentes na arte urbana de Viseu.
As uvas e o vinho são alguns dos motivos mais frequentes na arte urbana de Viseu.
 ??  ??
 ??  ?? UM MAPA NAPÁGINAWE­BDOFESTIVA­LTONS DEPRIMAVER­AESTÁOMAPA­DAARTE URBANADEVI­SEU(EMPDF)COMA LOCALIZAÇíONACIDADEE­FORADELA DOSMURAISQ­UEFORAMCRI­ADOS DESDE2015.PODEDESCAR­REGAREM TONSDAPRIM­AVERA.VINDIMASVI­SEU.PT.
UM MAPA NAPÁGINAWE­BDOFESTIVA­LTONS DEPRIMAVER­AESTÁOMAPA­DAARTE URBANADEVI­SEU(EMPDF)COMA LOCALIZAÇíONACIDADEE­FORADELA DOSMURAISQ­UEFORAMCRI­ADOS DESDE2015.PODEDESCAR­REGAREM TONSDAPRIM­AVERA.VINDIMASVI­SEU.PT.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal