Evasões

A ALMA NA MESA

SANTA MARIA DA FEIRA Petiscos e comida portuguesa, alguns pratos internacio­nais, uma esplanada e uma horta. É assim esta casa que também tem um hostel.

- SARA DIAS OLIVEIRA

Aalmaéoque­v em para a mesa .» Carla Marques resume nesta frase o conceito do restaurant­e que acaba de abrir no centro histórico da feira. a base é comida tradiciona­l portuguesa: bacalhauàl­ag are iro, rojões, medalhões de vitela em farrapo velho de alheira, favas estufadas com presunto, bolinhos e pataniscas

de bacalhau. Aos sábados, há tripas à moda do Porto e aos domingos vitela assada no forno e cabritinho com arroz de forno.

O chef Agostinho Teixeira, a laborar na cozinha sempre aberta, não deixa nenhum prato chegar àmes asem aquele toque .« Servimos comida regional comum a cara diferente », diz. Nota-senad is- posição da carne, do bacalhau, dos lombinhos de porco com molho de mostarda antiga em cama de risoto que têm, todavia, um sabor caseiro. Que também se servem, todos os dias, num menu de almoço (7,50 euros ).

N acarta há ainda alguns pratos internacio­nais( e universais) como esp argue teà bolonhesa ousala dacaes ar, porque o primeiro andar destacas a centenária recupera daéumh os tel com quatro suites e dormitório­s, com um terraço de onde se vê o Castelo da Feira. Nas traseiras, a vista também cheira, graçasàes planada juntoàhor ta biológica de onde são colhidas ervas aromáticas, limas, laranjas, tomate, piripíri.

A honrar as raízes feirenses, Carla decorou Os Vinte com o azul do clube da terra e fotografia­s a preto e branco que contam histórias, desde o foral a um desenho antigo do castelo de 1741. Já o número 20 coincide com o dia da Festa das Fogaceiras (20 de janeiro) e com o número desta porta onde se entra para a boa comida.

OS VINTE Rua Dr. Elísio de Castro, 20. Tel.: 924299089. Das 12h00 às 23h00; sexta e sábado, até às 02h00; domingo até às 15h00. Encerra à segunda. Preço médio: 15 euros

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal