Evasões

QUANDO LISBOA SE TORNA EPICENTRO DO VINHO

FEIRA O Grandes Escolhas Vinhos & Sabores adotou a FIL no Parque das Nações como espaço de realização daquele que é o maior evento vínico do país. Dezenas de milhares de enófilos e centenas de produtores vieram a Lisboa conferir e partilhar o estado da ar

-

Oevento de grande dimensão da revista Vinho– gran

des escolhas ganhou um pulmão renovado ao instalar-sena FIL do Par quedas Nações. Precedido de um aprova em que toda aimprensaé­cham ada, para eleger os melhores de cada estilo devinho,éu mao por tunidadeim­perdí velem cada ano, pela proximidad­e com os produtores que configura. De banca em banca, são satisfeita­s todas as dúvidas com os vinhos servidos a cada um, sem reservas. Foi o que fizemos nós também e aqui fica a primeira seleção.

Provámos e aprovámos dois primeiros lugares – branco e tinto – do concurso, para dar com um belo branco de Almeirim, o Marquesa de Alorna da Quinta da Alorna, e o exemplar touriga nacional de Cortes de Cima, surpreende­nte a todos os títulos, sobretudo pela frescura. São ambos sinais de que o conhecimen­to e o saber não estão concentrad­os apenas nos especialis­tas, o bom gosto e a experiênci­a, juntamente coma atitude aberta–os vinhos são provados às cegas –, sempre conceitos, são mais do que suficiente­s para congregar consensos.

Ficam ainda cinco vinhos-choque, de surpresa e novidade, de que teremos sequela na próxima edição. Portugal é um grande país vitiviníco­la, sabe mo-lo bem, mas sabe ainda melhor sentir-lhe o pulso neste modelo de confrontaç­ãod ire ta com quem está a fazer os melhores vinhos.

Gostei de confirmar o recuo dos produtores em relação à madeira em que estagiam os melhores vinhos, optando, regra geral, por barricas de maior dimensão e que por isso mesmo marcam menos os vinhos, e nalguns casos mesmo a retirada da madeira, para bem da expressão minimalist­a e mais rigorosa do terroir de cada vinho.

É de saudar o surgimento demais e melhores brancos topo de gama, com a preocupaçã­o, contudo, de que sejam amigos da mesa, mais em equilíbrio do que em potência. Tudo aponta para um futuro brilhante, dentro e fora do país, para os vinhos portuguese­s e só isso já é uma grande notícia. Saúde!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal