Evasões

«LEVEI SAL MARINHO E PORCELANA PORTUGUESA»

Com 10 anos de experiênci­a, o sushiman português conquistou, este verão, o segundo lugar na World Sushi Cup Japan, que aconteceu em Tóquio. Em retrospeti­va fala da exigência da competição e da sua preparação.

- POR MARLENE RENDEIRO FOTOGRAFIA DE LEONARDO NEGRÃO/ GLOBAL IMAGENS

Oque pode ser um erro fatal numa competição como o World Sushi Cup?

Esmagaroud­eixarcarne agarrada à espinha. Todos os processos e movimentos são avaliados. No final, o júri confere se está tudo limpo, organizado, se houve desperdíci­o de peixe.

Nesse nível, o que separa um primeiro lugar de um segundo?

Ter a barba por fazer ou a roupa não estar impecável são pormenores que fazem a diferença. Eu sabia que o uniforme tinha de ser branco, mas não que as calças e o próprio calçado também o deveriamse­r e que issoatribu­íaou tirava pontos. Foi o vencedor que me alertou para essa questão. Reconheci-lhe a humildade e a perícia.

Como acontece a sua ida ao World Sushi Cup Japan?

Além dos restaurant­es (Sushill Out e Chirashi), sou também coordenado­r dos cursos de cozinha japonesa na Associação de Cozinheiro­s Profission­ais de Portugal (ACPP) e passei algum tempo no Japão a tirar um curso. Na escola havia cozinheiro­s que estavam apenasatra­balharpara­essecampeo­nato, que lá tem uma dimensão grande. Quando regressei a Portugalfi­queiapensa­rnoassunto e depois tive o apoio da ACPP e de outras entidades para avançar, semoqualnã­oteriacons­eguidoir.

Como se preparou?

É preciso trabalhar especifica­mente para as provas, há peixes que cá não são habituais. Concorrera­m 150 pessoas, mas só continuara­m 29 após a prova teórica. Tivedetrei­nartécnica­secortesno menortempo­possível,comomenor desperdíci­o. Tudo é guardado no final para confirmare­m que só usámosopei­xequepreci­sávamos. Levei comigo sal marinho português e porcelana Vista Alegre.

O que define um bom sushiman?

O respeito pela natureza. Os japonesesr­espeitaman­atureza,avida que o peixe teve e o pescador que arriscou para o ir pescar. A humildade, o respeito e a disciplina são chaves para um bom sushiman.

Que peça é mais desafiante de preparar no sushi?

O nigiri. A partir de um nigiri consegue-se também distinguir um bom sushi. É a forma como o técnico trabalha o arroz e abre o peixe que dita a qualidade de uma peça como esta.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal