Evasões

MEMÓRIAS DO CAMPO AO MAR

A defender a estrela Michelin de uma cozinha onde encontrou espaço para se concentrar, o chef Tiago Bonito apresentou a sua primeira carta de estação no Largo do Paço.

- TEXTO DE DORA MOTA

Ochef Tiago Bonito cresceu na aldeia de Carapinhei­ra do Campo, em Montemor-o-novo, e por isso cozinha o leitão inspirado na receita que o avô inventou, numa salmoura seguida de cozedura prolongada. E faz um gelado de leite de cabra fumado por causa do cheiro do queijo que a mãe fazia na cozinha aromatizad­a de fumo. Não há um prato que não conte uma história na nova carta do restaurant­e Largo do Paço, em Amarante, da qual se extraem dois menus de degustação, apropriada­mente chamados Identidade e Caminhos.

A nova carta não é a primeira que Tiago Bonito - eleito Cozinheiro do Ano em 2011 – cria desde que se mudou de Lisboa para Amarante, em abril, mas é a primeira em modo nova estação. E é toda ela um desfile de memórias que se desfiam na boca, da infância na aldeia até à sua ligação ao mar e aos amigos pescadores.

Aos 30 anos, o chef admite que a mudança do Lisboeta (o restaurant­e da Pousada de Lisboa), onde eram servidas centenas de refeições por dia, para o Largo do Paço, o restaurant­e da Casa da Calçada Relais & Châteaux (detentor de uma estrela Michelin) lhe permitiu pensar a sua cozinha de forma mais concentrad­a. «Aqui servimos 30 a 40 refeições em cada turno e trabalhamo­s sobretudo com reservas», declarou o chef à Evasões.

O menu Identidade é dedicado aos produtos de época, nacionais ou locais, encarnando uma espécie de celebração da estação fria. Estão nessa sinfonia pratos como enguia com ostras, foie gras com pera-rocha; lavagante azul com arroz carolino, citrinos e caviar imperial; robalo selvagem com sapateira e pato de Landes e um naco de carne minhota que se derrete como manteiga.

Já o menu de degustação Caminhos, Tiago Bonito desenrola a sua biografia culinária. Os pratos vão da floresta (cogumelos selvagens com castanha e avelã) ao mar (lavagante, vieira e algas) e passam pela caça, com a perdiz vermelha, pelo cozido à portuguesa e ainda por uma receita de leitão à Bairrada, a evocar a memória do seu avô a cozinhar o juvenil suíno. E na memória fica certamente esta viagem à história pessoal de Tiago Bonito.l

 ??  ?? LARGO DO PAÇO. Casa da Calçada Relais & Châteaux. Largo do Paço, 6, Amarante. Tel: 255410830. largodopac­o.com Todos os dias, das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30 Preço: menu Caminhos 105 euros (degustação de vinhos 65 euros); menu Identidade 145...
LARGO DO PAÇO. Casa da Calçada Relais & Châteaux. Largo do Paço, 6, Amarante. Tel: 255410830. largodopac­o.com Todos os dias, das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30 Preço: menu Caminhos 105 euros (degustação de vinhos 65 euros); menu Identidade 145...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal