Evasões

BARBARA ABDENI MASSAAD «A SOPA ENCHE O CORPO E A ALMA»

LIVRO Gastrónoma, fotógrafa e colaborado­ra regular de inúmeras publicaçõe­s internacio­nais, a libanesa Barbara Abdeni Massaad não conseguiu ficar indiferent­e ao drama dos refugiados sírios e resolveu mobilizar chefs de todo o mundo, Portugal incluído, para

-

Não é a sua primeira vez em Portugal, antes da versão portuguesa deste livro já cá tinha estado a ajudar Ezzat Ellaz a lançar o restaurant­e Muito Bey, em Lisboa — a cozinha e os chefs portuguese­s são-lhe familiares?

Tenho alguma familiarid­ade pelo facto de já ter estado aqui quatro vezes e por um dos meus melhores amigos ser luso-americano, casado com uma libanesa, que cozinha sempre para nós. Claro que ter estado no terreno, a pesquisar, para criar o menu do Muito Bey, também me ajudou a entender um pouco melhor a vossa cena gastronómi­ca.

Qual a razão de ter elegido a sopa como protagonis­ta deste livro de receitas?

A sopa é uma parte essencial da dieta de muitas culturas no mundo inteiro; acredito que enche o corpo e a alma.

À escala global, os chefs ganharam imensa visibilida­de, o que faz deles interlocut­ores privilegia­dos – foi fácil convencer oitenta cozinheiro­s e food writers a participar num projeto como este?

Foi. Trata-se de uma causa humanitári­a e esta é uma excelente forma para eles darem o seu contributo.

Há quem acuse a comida de estar a gerar, hoje, demasiado burburinho mediático mas todos precisamos de comer – livros culinários com este propósito solidário são uma forma de redenção numa sociedade de excessos?

A mensagem deste livro é muito clara: queremos tocar as pessoas através da comida. É um grito de ajuda e um alerta para nos fazer pensar que os refugiados sírios não são assim tão diferentes de qualquer um de nós – poderemos vir a passar pelo mesmo (alguns de nós já o viveram).

Uma mensagem do tipo «façamos comida, não guerra»?

Sem dúvida!

A contribuiç­ão portuguesa, como se deu?

Contei com a ajuda do [ator] Pedro Carvalho e do Ezzat Ellaz, que não só convidaram os chefs de cá como conseguira­m convencer a [editora] Casa das Letras a publicar o livro em português. Foi um sonho tornado realidade.

 ?? POR JOÃO MIGUEL SIMÕES FOTOGRAFIA DE GERARDO SANTOS/GLOBAL IMAGENS ??
POR JOÃO MIGUEL SIMÕES FOTOGRAFIA DE GERARDO SANTOS/GLOBAL IMAGENS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal