Evasões

GLOSSÁRIO DO CAFÉ

-

A ACIDEZ

Sabor que é carateríst­ico do café arábica. É um sabor provenient­e de ácidos orgânicos como cítrico, málico, láctico, tartárico, fosfórico.

AEROPRESS

Prensa para o método de extração por infusão, criada em 2005. É composta por dois cilindros, o que fica em cima tem uma abertura para se colocar o café e a água. Depois de misturados, vira-se a máquina e prensa-se diretament­e para um recipiente.

AMARGOR

Sabor que remete para os aromas do cacau. Quanto mais escuro mais amargo é o café.

AMERICANO

Expresso ao qual se acrescenta água quente.

ARÁBICA (COFFEA ARABICA)

Espécie de café originário da Etiópia. Produz cafés com maior qualidade. Tem um aroma intenso, diversos sabores e numerosas variações de corpo e acidez. Os cafés de especialid­ade normalment­e só utilizam esta espécie. [ver também Robusta]

B BAGA OU CEREJA

Fruto do cafeeiro BALÃO OU SIFÃO

Aparelho para extração por pressão, composto

por dois balões de vidro que se interligam com um cilindro. A água é fervida no balão de baixo, com o vapor a passar para cima onde se mistura com o café. Retirad a a lamparina que aquece, a bebida deposita-se em baixo.

BARISTA

Pessoa especializ­ada em preparar bebidas à base de expresso, que deve saber gerir um café com atendiment­o personaliz­ado.

BLEND

Mistura de vários cafés (de diferentes origens, espécies e/ou variedades) para conseguir determinad­o perfil.

BREWING

Preparar café de filtro.

C CAFETEIRA ITALIANA

Cafeteira de extração por pressão, feita de metal com duas partes que enroscam e um filtro. A água aquecida mistura-se com o pó e cria a bebida na parte de cima.

CAPPUCCINO

Bebida composta por um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado.

CHEMEX

Cafeteira de extração pelo método pour over, inventada pelo químico alemão Peter Schlumbohm em 1941, para fazer um café sem amargor. É feita de vidro borossilic­ato. É um ícone do design e está na coleção permanente do Museu de Arte Moderna, de Nova Iorque.

COFFEE BELT (OU CINTURÃO DO CAFÉ)

A área do planeta onde a planta do café é cultivada, situada entre o Trópico de Caranguejo e o Trópico de Capricórni­o. COLD BREW

Café extraído a frio, pelo método de infusão. Mistura-se café moído e água fria, tapa-se e fica a descansar por 12 horas no frigorífic­o. No final filtra-se. CORPO

Diz respeito à textura, viscosidad­e e densidade de um café.

D DOÇURA

Sabor que remete para o sabor de caramelo e é facilmente encoberto pelo amargor.

E ESPRESSO (OU EXPRESSO, BICA, CIMBALINO)

Extração a alta pressão com máquina própria de 7 a 10 gramas de café moído durante 20 a 30 segundos.

ESPRESSO, MÉTODO DE EXTRAÇÃO

Feito numa máquina que extrai o café por pressão, através da passagem da água quente a alta pressão pelo pó de café.

ESPRESSO MACCHIATO

Café espresso misturado com uma pequena quantidade de leite quente com espuma.

F FLAT WHITE

Espresso com microespum­a de leite.

I INFUSÃO (SEM POUR OVER)

Métodos de extração em que se mistura diretament­e a água e o café em pó, que depois é filtrado. [ver também, prensa francesa, Aeropress, cold brew]

K KALITA WAVE

Máquina norte-americana de extração pelo método pour over, semelhante à V60, que tem no seu cone linhas paralelas.

L LATTE

Espresso com generosa de espuma de leite.

LATTE ART

Toque final do barista, quando prepara uma bebida de café e leite (ou, também, chocolate). Consiste em fazer desenhos na bebida manipuland­o o fluxo do leite e a espuma.

LAVADO

Processo pós-colheita em que o café é despolpado, vai para um tanque com água e fermenta entre 18 e 36 horas. Depois vai a secar durante 3 a 7 dias.

M MÉTODO NATURAL

Processo pós-colheita em que o café é secado na cereja. MOCHA

Espresso com dois terços de leite vaporizado e uma porção de chocolate em pó ou xarope de chocolate. Não confundir com a variedade de arábica mocha.

P POUR OVER

Métodos de extração que utilizam um filtro onde se deposita o café moído. A água quente verte-se por cima e a bebida preparada sai por baixo. [ver também, V60, Chemex]

PRENSA FRANCESA

É um recipiente para extração por infusão, onde se mistura o café moído e a água quente. .

R ROBUSTA (COFFEA CANEPHORA)

O robusta é, na verdade uma variedade do Coffea canephora. No entanto, começou a ser usado como nome de espécie. É originário da África Ocidental e atualmente é cultivado principalm­ente em África, Brasil e Sudeste Asiático. A sua produção é mais barata do que a de arábica mas a qualidade é menor. e tem o dobro de cafeína.

ROK

Máquina para tirar espressos completame­nte manual que não necessita de eletricida­de. Tem duas alavancas que se pressionam, fazendo que a água quente passe pelo café. É uma criação do designer Patrick Hunt, da empresa inglesa Therefore Design.

S SINGLE ORIGIN (ORIGEM ÚNICA)

Café de um só país e fazenda.

T TORREFAÇÃO

Consiste em torrar os grãos de café verde, permitindo que os sabores e aromas do grão se desenvolva­m. O torrador consegue criar vários perfis de torra para o mesmo café, influencia­ndo assim o sabor final.

V V60

Cafeteira de filtro (extração método pour over) criada no Japão em 1940. O interior do cone porta-filtros – que lembra uma chávena sem fundo – tem linhas em expiral, o que proporcion­a a expansão do pó de café quando se verte a água.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal