Evasões

O REGRESSO DE BORDALLO AO MAR

LISBOA As Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, fundadas em 1884, reeditaram 22 moldes originais de peixes e mariscos criados por Rafael Bordalo Pinheiro no final do século XIX.

- TEXTO DE ANDRÉ ROSA

As peças parecem tão reais que apetece tocar-lhes para comprovar e podem ser vistas na montra da cervejaria Ramiro, na Avenida Almirante Reis, onde foram colocadas tal como peixes vivos num aquário. É lá que, desde há alguns dias, podem ser apreciados estes peixes em faiança. Há sardinha, carapau, percebes, amêijoa, bacalhau, charroco, santola, sapateira, lagosta.

Ao todo, são 22 peças de cerâmica a marcar um regresso da coleção Rafael Bordalo Pinheiro ao ambiente marítimo, depois de as Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, detidas pelo Grupo Visabeira, terem reeditado moldes realizados pelo escultor no final do século XIX.

As peças da coleção Pei-xes&mariscos by Bordallo brilham à luz de Lisboa com o seu ar naturalist­a e delicado nos mais ínfimos pormenores, resultado do «rigor na paleta e na aplicação das cores cerâmicas», segundo referiu a Vista Alegre. Um novo fôlego para a marca cuja estética toca várias gerações e que foi das mais populares na moda revivalist­a que fez regressar as louças em forma de couve.

«A Cervejaria Ramiro partilha muitos dos valores da Bordallo Pinheiro: portugalid­ade, tradição e paixão pelo mar», foi como justificou a Vista Alegre escolha do estabeleci­mento lisboeta para exibir as peças. Há ainda desenhos sobre a coleção nos vidros da esplanada do restaurant­e, num trabalho assinado pela Bang Bang Agency com a intenção de recriar o interior de um aquário.l

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal