Evasões

VALOR ACRESCENTA­DO

Uma nova loja portuguesa quer contribuir para mudar a maneira como fazemos compras, com consciênci­a social, ambiental e cultural. É esta a DOME.

- TEXTO DE CLÁUDIA SOUSA CARVALHO Web: dome-store.pt CSC

Partindo do designe da qualidade dos produtos, em termos de materiais e de produção, a Domejunta numa plataforma digital dez marcas nacionais e internacio­nais que acrescenta­m valor(es) social, ambiental e cultural àquilo que fazem. A dar a cara estão três sócios, Rita Melo ( designer), Rita Cortes ( designer) e Nuno Mesquita (economista), a quem se juntou Diana Lourenço, especialis­ta em e-com merce.junt os formam uma equipa jovem que está a apostar num negócio sustentave­lmente diferente.

Depois de reunirem uma equipa com experiênci­a em várias áreas, nomeadamen­te em negócios sociais, o desafio começou por escolherem marcas que fariam sentido estar sob esta cúpula, de acordo com critérios que os próprios definiram e que têm que ver com as vertentes social, ambiental e cultural. Quiseram ir mais longe e

definiram dez classifica­ções que ajudam a caracteriz­ar as peças, de cada artesão, consoante o projeto que lhe deu origem.

No futuro querem incluir mais marcas portuguesa­s – neste momento são apenas duas: Orikomi (candeeiros) e Teresagame­iro (acessórios de moda). E estão já a caminhar para ter um aloja física para estarem mais perto dos consumidor­es.

Para já, têm um apalavra a dizer na promoção de produtos que, um pouco por todo o mundo, estão a ser desenvolvi­dos, muitas vezes em parceria comong,m as que precisam de mais visibilida­de. Querem manter o critério de que os produtos, por si só, têm de ser bons, mas as histórias a eles associadas, são o grande valor acrescenta­do.

 ??  ?? PEÇAS COM CARÁTER CADA PEÇA ESTÁ IDENTIFICA­DA COM UM ÍCONE QUE ASSINALA A MAIS-VALIA QUE CRIOU. SE ESTÁ LIGADA A UM PROJETO DE EMANCIPAÇíO FEMININA, SE É VEGAN, DE COMÉRCIO JUSTO OU FEITA À MÃO.
PEÇAS COM CARÁTER CADA PEÇA ESTÁ IDENTIFICA­DA COM UM ÍCONE QUE ASSINALA A MAIS-VALIA QUE CRIOU. SE ESTÁ LIGADA A UM PROJETO DE EMANCIPAÇíO FEMININA, SE É VEGAN, DE COMÉRCIO JUSTO OU FEITA À MÃO.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal