Evasões

VILA NOVA DE GAIA JÁ TEM UMA LOJA BIO

-

Uma quinta que distribuía cabazes está na origem da Bio Habitus, que pôs a cidade no roteiro biológico.

GAIA Nesta loja que abriu perto do Jardim de Santo Ovídio só se vende produtos biológicos certificad­os, muitos deles cultivados numa quinta ali bem perto. TEXTO DE ANA LUÍSA SANTOS FOTOGRAFIA DE PEDRO GRANADEIRO/GI

ABio Habitus começou em 2012, com a entrega de cabazes de produtos biológicos ao domicílio, e, em outubro, ganhou uma casa própria na rua de Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia. A iniciativa foi do impulsiona­dor do projeto, Francisco Fernandes, e da sua sócia recente, Sara Branco, que quiseram dotar a cidade de uma loja biológica, onde os seus clientes pudessem ter acesso a mais produtos frescos e a outros, com a mesma origem.

Assim, na Bio Habitus encontram-se hortícolas e fruta, todas da época, biológicas e com ori-

gem nacional, com raras exceções. Há ainda granolas, manteigas e alheiras vegetais, chocolates, azeite, sal, ovos, massas e artigos de higiene como escovas de dentes.

Apesar de agora haver uma loja física, a distribuiç­ão de cabazes continua a ser feita, sempre às terças e quartas. Desde 2012 que é assim, altura em que Francisco Fernandes, «farto de

andar de mochila às costas», decidiu largar o emprego de técnico de segurança e higiene no trabalho e dedicar-se à agricultur­a. Depois de percorrer o país para conheceral­guns projetos agríco- las, optou por se focar nos legumes, fruta e plantas aromáticas.

Encontrou uma quinta em Gaia, certificou-a e começou a distribuiç­ão. Entretanto, mudou-se para uma outra, em Perosinho, e alargou a plantação a árvores de fruto, a pedido de vários clientes. E é assim que pretende que o projeto cresça, sempre a praticar preços justos. l

BIO HABITUS

Rua Soares dos Reis, 537, Gaia Tel.: 966885052 Web: biohabitus.com Das 10h00 às 20h00; terça das 14h30 às 20h00; sexta ate às 19h00; sábado às 15h00.

 ??  ??
 ??  ?? A loja promove workshops e conversas sobre alimentaçã­o crudívora ou sushi. O próximo, a 2 de dezembro, será sobre plantas aromáticas (15 euros).
A loja promove workshops e conversas sobre alimentaçã­o crudívora ou sushi. O próximo, a 2 de dezembro, será sobre plantas aromáticas (15 euros).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal