Evasões

UMA MON(S)TRA DE DOCES TÍPICOS PORTUGUESE­S

Castanha de ovos e pudim abade de Priscos integram a seleção de produtos desta nova loja, que aposta na doçaria conventual e não só. Também tem salame de chocolate, por exemplo.

- TEXTO DE CARINA FONSECA FOTOGRAFIA DE PEDRO GRANADEIRO/GLOBAL IMAGENS

AMonstra Nacional é uma loja centrada na doçaria típica portuguesa, com especial atenção aos doces conventuai­s. A seleção da casa inclui castanha de ovos, pudim abade de Priscos, barquinho de ovos-moles, queijada de cenoura, pão-de-ló e salame de chocolate. Este último parece destoar, na medida em que não tem origem conventual nem é tão antigo como os demais, mas, por ser «típico de Portugal e Itália», Natália Reis e Francisco Neto entenderam que fazia sentido tê-lo lá – ao contrário do pastel de nata, que está «em todo o lado».

O casal abriu o espaço em março para ser uma montra e uma mostra de doces tradiciona­is portuguese­s de cariz mais nacional do que regional, explica Francisco, adiantando que o nome mistura as palavras «montra» e «mostra», e também alude aos monstros marinhos associados aos Descobrime­ntos. Os doces que se vendem ali são produzidos nas zonas do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo e Caldas da Rainha, embora a maioria seja «representa­tiva de mais do que uma região».

O pudim abade de Priscos é dos produtos com mais saída, por ser «feito com bacon e vinho do Porto», prossegue Francisco. «Quando os estrangeir­os percebem que isso entra na composição, querem experiment­ar.» A loja disponibil­iza ainda vinho a copo, ginjinha, bolachas e chocolates que remetem para Portugal, peças decorativa­s de Bordallo Pinh\eiro e a louça da Costa Nova. Uma «coincidênc­ia interessan­te» é que alguns dos pratos em que são servidos os doces têm o mesmo padrão dos azulejos na fachada do edifício.

MONSTRA NACIONAL

Rua dos Caldeireir­os, 51 (Baixa) Tel.: 224082898 Web: Facebook: Monstra Nacional Das 14h00 às 20h00. Encerra ao domingo. Preços: doces entre 0,60 e 2,80 euros

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal