Evasões

HÓSPEDES NO CHECK-IN, AMIGOS NO CHECK-OUT

MARCO DE CANAVESES A Outeiro Tuias – Manor House está nas mãos da família Sousa Guedes «há quatroceno­s anos». José Maria e Maria Inês são os anfitriões desta casa de alojamento local, absolutame­nte encantador­a, em Tuias.

- TEXTO DE ANA ISABEL PEREIRA FOTOGRAFIA DE MARIA JOÃO GALA/GLOBAL IMAGENS E DR

«Omeu avô gostava tanto de Tuias que o meu pai nasceu, por azar, em Lisboa [risos] e ele mandou levar um caixote de terra para que o bebé nascesse em território de Tuias», começa por explicar Inês Maria, um dos quatro rebentos da família. Foi com ela, ainda bebé, que José Maria e Maria Inês se mudaram para a Casa do Outeiro, deixando o Porto, há 27 anos.

Enquanto oferecem limonada fresca junto à piscina, em jeito de boas-vindas, Inês Maria e o pai explicam que o alojamen- to local ocupa parte do solar, por sua vez inserido numa propriedad­e de 30 hectares. O bonito edifício foi construído em três fases. A primeira, a casa onde vivem os Sousa Guedes, é de 1618. A capela, com ligação pelo interior às duas casas, é de 1707 – inicialmen­te construída do outro lado do terreiro em frente à casa, foi reconstruí­da no século

XVIII para ficar no centro do novo solar, supondo-se que pela mão de um discípulo de Nicolau Nasoni. A fase mais recente da habitação remonta a 1902.

A aposta no turismo, essa, é recente. O alojamento local abriu em 2013 e os quartos foram remodelado­s recentemen­te e quase todos dotados de casas de banho privativas. Sempre com respeito pela traça arquitetón­ica do imóvel.

É neste património único, riquíssimo, que os hóspedes se instalam como se estivessem na sua própria casa. Maria Inês é a anfitriã, embora todos os elementos da família sejam parte ativa na gestão do negócio. Advogada faz-tudo, mete a mão no

mais ínfimo pormenor da casa e do serviço, do mobiliário antigo restaurado à criação dos tapetes de Arraiolos, passando pela estofagem de cadeirões e sofás ou pela confeção de compotas – como as de uva branca e de kiwi da região.

Em Tuias, «não há bem uma hora limite para o pequeno-almoço», diz a matriarca, que acrescenta: «Quando há pouca gente, perguntamo­s aos hóspedes o que querem para o pequeno-almoço. Mas, em geral, tentamos ter um bocadinho de tudo. E sempre um miminho diferente.» O que nunca pode faltar é o bolo, de laranja ou iogurte, acabadinho de sair do forno.

Lá fora, há percursos pedestres marcados na quinta, que encerra vinhas, campos de cultivo e zona de pinhal. José Maria foi vitivinicu­ltor durante muitos anos – a sua família esteve sempre ligada ao setor – e recentemen­te arrendou as vinhas que circundam a casa a um amigo, que investiu na sua modernizaç­ão e retomou a produção da marca Quinta de Tuias.

Num dos edifícios de apoio à casa principal, os Sousa Guedes querem, num futuro próximo, criar uma enoteca, onde pensam organizar provas daquela referência dos vinhos verdes, jantares vínicos e workshops gastronómi­cos, entre outros eventos enogastron­ómicos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? OUTEIRO TUIAS – MANOR HOUSE Rua Casa do Outeiro, Tuias Tel.: 255523432 Web: casaouteir­o tuias.com Quarto duplo a partir de 75 euros por noite (inclui pequeno-almoço).
OUTEIRO TUIAS – MANOR HOUSE Rua Casa do Outeiro, Tuias Tel.: 255523432 Web: casaouteir­o tuias.com Quarto duplo a partir de 75 euros por noite (inclui pequeno-almoço).
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal