Evasões

1ª PARTE O QUE RESTOU

O PAVILHÃO DOS OCEANOS FOI UM IMPORTANTE SÍMBOLO DA EXPO'98. HOJE, CHAMA-SE OCEANÁRIO DE LISBOA E TEM OITO MIL ANIMAIS MARINHOS.

-

#OCEANÁRIO

É um dos mais emblemátic­os símbolos da Expo’98 e chamava-se Pavilhão dos Oceanos. Tem oito mil criaturas marinhas, sete milhões de litros de água salgada (cinco milhões deles no aquário central) e quatro habitats marinhos na exposição permanente, que pouco mudou nestes 20 anos. Já as exposições temporária­s foram dezenas e neste momento é possível ver Florestas Submersas, de Takashi Amano.

Esplanada D. Carlos I. Das 10h00 às 20h00 (última entrada às 19h00). Preços: 15/18 euros (exposição permanente/exposição permanente + exposição temporária; 13-64 anos).

#ALTICE ARENA

Era o Pavilhão da Utopia. Durante a exposição, foi palco do espetáculo multimédia

Oceanos e Utopias, uma viagem alucinante desde a origem do universo até à atualidade. Depois mudou de nome para Pavilhão Atlântico e tornou-se a mais importante sala de espetáculo­s do país, onde conhecidos artistas nacionais e internacio­nais atuam. Ariana Grande, Iron Maiden, Shakira, Jennifer Lopez, Lady Gaga, Rihanna, Guns N’ Roses, Madonna, Adele, One Direction, Scorpions, Muse e Justin Bieber são alguns dos que atuaram na agora chamada Altice Arena e esgotaram a sua capacidade: 20 mil espetadore­s. Foi o palco do festival Eurovisão, realizado na semana passada. Rossio dos Olivais. Web: arena.altice.pt

#GARE DO ORIENTE

Com o inconfundí­vel traço do arquiteto Santiago Calatrava, esta estação intermodal foi uma das mais importante­s heranças da Expo’98. Comboios, metro, autocarros e táxis fazem desta gare porta de entrada e saída do Parque das Nações, com ligação ao resto da cidade e ao resto do país.

#PONTE VASCO DA GAMA

É a maior ponte da Europa e a sua inauguraçã­o, em março de 1998, ficou marcada pela maior feijoada do mundo, que teve direito a entrada no Guinness World Records. O seu nome homenageia a chegada de Vasco da Gama, por via marítima, à Índia, um acontecime­nto que simbolizou uma ponte de trocas comerciais e entre duas culturas.

#TELECABINE

O teleférico do Parque das Nações, entre a zona da Torre Vasco da Gama e a do Oceanário, permite uma vista panorâmica de todo este bairro e do rio Tejo. É a melhor forma de se ficar com uma ideia desta zona de Lisboa e é perfeito para os amantes de fotografia.

Passeio das Tágides. Das 11h00 às 18h00. Não encerra. Preço: 3,95/5,90 (ida/ida e volta; adultos)

#FIL

Aqui estava a grande maioria dos pavilhões dos países que participar­am na Expo'98, na então chamada Zona Internacio­nal Norte. A estrutura é a mesma e a função manteve-se: edifício dedicado às grandes exposições feitas em Lisboa. Tem cem mil metros quadrados divididos em quatro partes. É aqui que têm lugar a BTL, Lisboa Moto Show, FIA, Lisboa Games Week, entre muitos outros eventos. Rua do Bojador. Tel.: 218921500. Web: fil.pt

#TEATRO CAMÕES

Foi uma das salas de espetáculo­s da Expo'98 e é da autoria dos arquitetos Manuel Salgado e Marino Fei. O Teatro Camões foi palco dos espetáculo­s que os países participan­tes promoveram em celebraçõe­s específica­s ou assinaland­o os respetivos dias nacionais. Desde 2002 é o espaço/residência da Companhia Nacional de Bailado. Passeio do Neptuno. Tel.: 218923470 Web: cnb.pt/teatro-camoes

#MARINA

A Marina Parque das Nações coloca ao dispor dos seus clientes quatrocent­os postos de amarração. Depois da Expo'98, esteve oito anos fechada e ainda hoje só o lado sul está em funcioname­nto. O edifício Nau tem funcionado a meio gás, mas durante a Expo tinha vários restaurant­es e aí esteve instalado o bar açoriano Peter's Café Sport (que depois do evento passou para a zona norte, tendo entretanto fechado definitiva­mente há alguns meses).

#JARDINS

É outra das marcas que a exposição deixou. Os espaços verdes correspond­em a um terço do Parque das Nações, incluindo os novos bairros a norte e a sul do antigo recinto. A Alameda dos Oceanos, cheia de árvores e com os seus vulcões de água, fez algumas das imagens mais emblemátic­as da Expo. Mas os Jardins de Água e os Jardins Garcia d'orta, com árvores e arbustos vindos de destinos longínquos, são espaços públicos que servem lisboetas e visitantes.

 ??  ?? #OCEANÁRIO #ALTICE ARENA
#OCEANÁRIO #ALTICE ARENA
 ??  ?? #GARE DO ORIENTE
#GARE DO ORIENTE
 ??  ?? #TEATRO CAMÕES
#TEATRO CAMÕES
 ??  ?? #PONTE VASCO DA GAMA
#PONTE VASCO DA GAMA
 ??  ?? #MARINA
#MARINA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal