Evasões

A PRIMAVERA TINGE O PRATO DE VERDE E TEM SURPRESA DOCE

GAIA Os espargos protagoniz­am a nova carta do restaurant­e Vinum, das caves Graham’s, onde não falta a tradiciona­l carne de vaca velha. Nas sobremesas, destaca-se uma rabanada fora de época.

- MJM

Dizem que o melhor fica sempre para o fim. Neste caso não faz sentido começar de outra forma a não ser pela surpresa que o Vinum reservou para a sua carta de primavera, que entrou em vigor no final de abril. Trata-se de uma improvável rabanada servida em sopa fria de cerejas de Resende e gelado de queijo Stilton (7 euros), sabores contrastan­tes que se suavizam sem se anular – e que consegue inovar sem sacrificar a regionalid­ade que é cara da marca.

A cuidada seleção de produtos vindos das terras de pequenos produtores do norte de Portugal e Espanha permite «tirar proveito da sazonalida­de sem manipular muito as matérias», refere o chef Hugo Rocha. Os espargos brancos e verdes apresentam-se como o «ingredient­e da estação» e enquadram, ao lado das ervilhas, favas, curgete e rebentos, a versão primaveril de um clássico da casa, o quintal do Vinum (15 euros). Entre outras sugestões para abrir o apetite estão os espargos brancos na grelha com sal cinzento e vinagrete de legumes (22 euros) e as favas e ervilhas salteadas com lulinhas e uma nuance de papada de porco (16 euros). Os pratos de peixe tiram partido do que o mar disponibil­iza por esta altura. O robalo volta à carta, à semelhança da primavera passada, desta vez guarnecido com flores de curgete recheadas, minicurget­e salteada e um molho laranja adocicado feito à base de cabeças e cascas de crustáceos (28 euros). A pescada está presente durante todo o ano, mas vem agora servida com açorda coberta com gema de ovo curada e rebentos de coentros (26 euros).

A carne de vaca velha de Trás-os-montes é o cartão-de-visita do Vinum desde a sua abertura em 2013. Mantém-se, assim, o costeletão na grelha (24 euros) e regressa o leitão estaladiço, outro trunfo do restaurant­e, guarnecido com cogumelos morchella, alperces e molho de Graham’s Tawny 10 anos (29 euros).

Nas sobremesas, predominam os frutos vermelhos, acompanhad­os com suspiros de mirtilos, telhas de framboesa e gelado artesanal de iogurte de ovelha. Do início ao fim da refeição, e como wine

bar que também é, o Vinum não descura a seleção de vinhos para harmonizaç­ão dos pratos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal