Evasões

UM LUGAR AO GOSTO PARISIENSE

PORTO É fruto de mais uma história de quem se apaixonou pela cidade e decidiu fazer dela a sua casa. Desta feita, o novo recanto na Miguel Bombarda tem sabor francês.

- ANA COSTA

Chama-se Chouquette, como o bolo feito com massa choux e polvilhado com açúcar. Receita francesa, pois claro. Lá dentro também os há, lado a lado com uma montra recheada com a doçaria típica de França. «Queríamos que as pessoas encontrass­em tudo o que há numa

pâtisserie parisiense», diz Emilie Briard, natural de Chantilly – cidade a norte de Paris – que, ao lado de Tawfik Kaoue, trocou o cargo de chefe pasteleira num restaurant­e em Paris pela cidade que os encantou há dois anos.

«Fizemos uma viagem por várias cidades portuguesa­s. O Porto foi a última e apaixonámo-nos pelas pessoas e pelo ambiente», conta Emilie. O desejo de abrir um negócio não era novo, só faltava encontrar «o sítio perfeito». Foi no epicentro do Quarteirão das Artes que construíra­m a cafetaria luminosa com madeira e mesas de mármore. Paris Brest e Lemon Tart são as especialid­ades. A primeira é um bolo de massa choux com creme mousseline. A outra é uma torta de limão merengada. Arroz-doce com caramelo salgado, sablé bretons (bolachas de manteiga da Bretanha), brownies e tartelete de

cappuccino compõe a carta. Num armário há livros e jogos de tabuleiro para um lanche prolongado. O espírito é de partilha, e Tawfik deixa o convite: «Quem quiser pode trazer um livro e levar outro.»

É também habitual encontrar a irrequieta e simpática Márcia a correr pela cafetaria. A cadela do casal é a primeira a dar as boas-vindas a quem entra. Depois, é sentar, abrir um livro e provar coisas boas.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal