Evasões

DUNA DA CRESMINA

-

Está inserido no Parque Natural de Sintra-cascais, tem como vizinhas estas duas cidades e está rodeada de boa companhia – mar e serra. Na duna da Cresmina, no Guincho, o verde da vegetação agrada à visão e o barulho das ondas embala a audição.

Uma experiênci­a que foi enaltecida há cerca de uma década, quando aqui foi construído um passadiço de dois quilómetro­s que permite percorrer grande parte da duna de 66 hectares. Quer seja em passos mais rápidos, como os de quem ali faz exercício físico de manhã, ou com mais tempo, como os passeios em família ao fim de semana. Incluindo os elementos de quatro patas, sempre bem-vindos desde que com trela.

O facto de esta ser uma duna eólica, formada pelo vento, significa que a mesma consegue mover-se até um quilómetro por ano. O que, na prática, quer dizer que os cenários na Cresmina mudam para quem aqui passeia no verão e no inverno do mesmo ano. O percurso faz-se facilmente mas tem algumas subidas e descidas em degraus. A pensar numa melhor circulação, parte do passadiço será alargado em breve, de forma a conseguir ser percorrido em cadeira de rodas, promete a Cascais Ambiente, responsáve­l pela

O FACTO DE SER UMA DUNA EÓLICA, FORMADA PELO VENTO, SIGNIFICA QUE A MESMA CONSEGUE MOVER-SE ATÉ UM QUILÓMETRO POR ANO.

gestão. É também esta a empresa que organiza percursos guiados e iniciativa­s como observação de aves, mediante reserva prévia.

Nas dunas com menor vegetação, podem ver-se pegadas de perdizes e coelhos, alguns dos animais que por ali passam. Ainda nos destaques de fauna e flora, convém ressalvar que uma das plantas da Cresmina, a Armenia welwitschi­i, que só existe naquela zona.

Os bancos de madeira situados ao longo do passadiço asseguram momentos de descanso ao longo do passeio, assim como a esplanada do bar do Núcleo de Interpreta­ção da Duna da Cresmina, situado numa das duas entradas do passadiço. Os snacks são variados mas a vista panorâmica mantém-se sobre as praias do Guincho e da Cresmina. Para abrir o apetite.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal