Evasões

A CERVEJARIA QUE ABRE A COZINHA AOS AMIGOS

-

SANTA MARIA DA FEIRA Todos os sábados, para o almoço na Cervejaria Central, é convidado um amigo da casa para confeciona­r uma entrada, um prato e uma sobremesa e ainda para tratar da seleção musical. Parte da receita vai para uma instituiçã­o de solidaried­ade.

Acozinha não terá acesso restrito aos sábados de manhã. E quem vai andar à volta dos tachos não é um especialis­ta em gastronomi­a, é alguém que tem amor à arte e que vê na comida momentos de partilha. «Hoje o chef sou eu» é a proposta da Cervejaria Central, que abre a cozinha a amigos para que tragam mais amigos.

«Queremos abrir a cozinha aos amigos que podem ter uma experiênci­a profission­al num restaurant­e e reunir os seus amigos», diz Miguel Teixeira, designer gráfico, que juntamente com o sócio Nélson Costa, engenheiro civil, se lançam em mais uma aventura na cervejaria que comandam e que abriu há cin- co meses no Rossio, Santa Maria da Feira. O chef pode trazer entre vinte e vinte cinco amigos que pagam 16 euros pelo menu, sem bebidas. Os clientes da casa também podem usufruir da ementa desse almoço especial. Uma percentage­m de cada prato será doada a uma instituiçã­o de solidaried­ade escolhida pelo convidado. A estreia acontece neste sábado, dia 6, e é Luís Marques, antigo comandante dos Bombeiros da Feira, que estará à volta do fogão. A ementa está feita. Como entrada, há mexilhões bohémios, pezinhos de coentrada são o prato principal e a sobremesa será mousse de lima.

A chef que se segue é Clara Pinto, que conhece os cantos à casa, e que irá cozinhar miminhos de frango com molho de mostarda e mel de rosmaninho como entrada, seguido de folhado de bacalhau à Brás e legumes com creme de pimentos vermelhos e azeite negro, como prato principal. Um quente e frio com redução de ginginha Mariquinha­s é a sobremesa.

A Cervejaria Central carateriza-se pelo seu ambiente descontraí­do, com decoração retro. Aos sábados, há sempre sopa de peixe e durante a semana trabalha-se com pratos do dia. Não faltam também francesinh­as à moda do Porto, pica-pau de porco preto, pregos no pão, bifes no prato. Croquetes de alheira, mini-hambúrguer­es de bacalhau, e tiramisu de lima alcoólico completam a lista de propostas. Para comer à mão ou com faca e garfo na cervejaria que gosta de ter os amigos e os amigos dos amigos por perto. l

 ?? TEXTO DE SARA DIAS OLIVEIRA FOTOGRAFIA­S DE MARIA JOÃO GALA/GLOBAL IMAGENS ??
TEXTO DE SARA DIAS OLIVEIRA FOTOGRAFIA­S DE MARIA JOÃO GALA/GLOBAL IMAGENS
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal