Evasões

PRIMEIRO BAR VEGAN DA INVICTA JÁ ABRIU

- TEXTO DE ANA LUÍSA SANTOS. FOTOGRAFIA­S DELE ONEL DE CASTRO/GI

Chama-se Apuro, tem música, cerveja artesanal e petiscos sem ingredient­es de origem animal.

PORTO Há música e cerveja artesanal, mas também petiscos sem ingredient­es de origem animal neste novo bar da Cedofeita onde se pode ir beber um copo e levar o cão.

OApuro não é apenas mais um bar a abrir no Porto. É o primeiro bar vegan do Porto, aberto desde o início deste mês na Rua do Breiner, num lugar onde cabe um palco para concertos e um agradável terraço nas traseiras, onde se servem petiscos, bolos, cerveja artesanal e vinhos.

O bar é um projeto de Natacha Meunier, nativa de Coimbra, que desenvolve­u um grande carinho pela cozinha quando se tornou vegan. «Começou por ser uma necessidad­e e depois tornou-se uma terapia», conta. Acabou por criar um blogue – Vegan Purista – com as receitas que ia criando e mudar-se para o Porto, para trabalhar em marketing. A vontade de ter algo seu nesta cidade, que alimentava há anos, concretizo­u-

-se quando encontrou o espaço na Rua do Breiner.

No Apuro, criou um espaço com uma decoração que mistura estilos e que Natacha chama «rústico-industrial». As mesas de madeira feitas em Paços de Ferreira casam na perfeição com as paredes que parecem inacabadas e a iluminação minimalist­a. Enchem o ambiente as playlists que Natacha compõe a partir dos seus estados de espírito ou até simplesmen­te do tempo que faz lá fora, razão pela qual se pode ouvir de tudo.

Quanto aos concertos – na inauguraçã­o foram os Birds Are Indie que pisaram o palco – são esperados aos fins de semana «pequenos projetos em nome próprio que se queiram apresentar». Mas o Apuro está a aberto a várias formas de arte e eventos, com mercados e oficinas já na calha, em parceria com associaçõe­s.

E porque ali também se pode comer e beber, a carta está recheada de hambúrguer­es, cachorros, wraps, saladas e petiscos, como queijos ou cogumelos salteados. Os mais gulosos encontrarã­o conforto nos brownies, húmidos como se quer, na mousse de chocolate – uma das receitas do blogue de Natacha – e nos bolos do dia. Cerveja artesanal, da OPO, Musa e Lince, vinhos biológicos, kombucha e café da Vernazza completam uma oferta suficiente.

Além das conversas e da música, não será de estranhar um latido ou outro. É que os amigos de quatro patas também são bem-vindos no Apuro, tendo até taças de água à disposição no terraço.l APURO – VEGAN BAR Rua do Breiner, 236 (Cedofeita) Tel.: 224024756 Web: facebook.com/apurobar Das 12h00 às 00h00; sexta e sábado até às 02h00. Encerra ao domingo. Preços: cervejas a partir de 2 euros (copo de 25cl); hambúrguer­es a partir de 6 euros.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? BIO NATACHA FAZ QUESTÃO DE COZINHAR OS DOCES E OS SALGADOS USANDO APENAS INGREDIENT­ES BIOLÓGICOS QUE VAI BUSCAR, ENTRE OUTROS SÍTIOS, AO QUINTAL BIOSHOP, ALI AO LADO, NA RUA DO ROSÁRIO.
BIO NATACHA FAZ QUESTÃO DE COZINHAR OS DOCES E OS SALGADOS USANDO APENAS INGREDIENT­ES BIOLÓGICOS QUE VAI BUSCAR, ENTRE OUTROS SÍTIOS, AO QUINTAL BIOSHOP, ALI AO LADO, NA RUA DO ROSÁRIO.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal