Evasões

FRANCESINH­AS, PREGOS E BOLOS

PORTO Na rua onde reinam as antiguidad­es abre-se espaço para que surjam novas casas de doces e petiscos para matar a fome ou saciar a gula e, pelo caminho, comprar uma T-shirt original.

- TEXTO DE ANA COSTA

Começou a ganhar forma no início do século XIX, altura em que era chamada Rua do Priorado. Mais tarde tomou o nome atual, que foi buscar a um casal detentor de parte das terras por onde a rua abriu caminho, segundo conta Eugénio Andrea da Cunha Freitas em 'Toponímia Portuense'.

Hoje, é delimitada a oriente pela movimentad­a Rua de Cedofeita e encabeçada pelo Colégio Liverpool, e pouco mais de meio quilómetro em íngreme descida ergue-se a poente, no Largo Alexandre Sá Pinto, a Escola Industrial Infante D. Henrique, criada em 1884. E somam-se as lojas de antiguidad­es e decoração de interiores, de roupa em segunda mão e moradas mais recentes, com sabores da cidade ou que atravessam o

oceano. Escondida entre outras mais afamadas, a Rua da Torrinha esconde os seus segredos, que valem bem uma longa visita e, ao fazer-se a caminhada pelo destino conhecem-se novas portas pela viagem. l

01. TEELEGEND | Nº 11

A loja online que Ricardo Fonseca criou em 2015 dedicada a T-shirts com referência­s da cultura pop ganhou uma nova casa na Rua da Torrinha. Ao atravessar-se a porta da Teelegend é-se recebido pela voz icónica de Darth Vader: «The emperor has been expecting you.» É um pequeno paraíso para «geeks, nerds e Jedis», diz Ricardo. Séries, filmes, banda desenhada e videojogos inspiram os designs originais criados por artistas de todo o mundo. 'Game of Thrones', 'The Punisher' e 'Dragon Ball' são alguns dos títulos referencia­dos. Na loja figura ainda a cadeira de Morpheus ('Matrix') e outras relíquias. Das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Encerra à segunda.

02 BARONESA ÀS CLARAS | Nº 111

Inês fazia brownies e bolos de aniversári­o por encomenda até que a cozinha lá de casa deixou de ser suficiente para todos os pedidos. Em maio abriu o Baronesa às Claras «porque está à vista, é na rua, a cozinha é aberta» e porque usam claras. Ao projeto juntou-se Marta e é agora a dupla que prepara os bolos de copo, de cenoura e cream cheese ou até chocolate e caramelo, e os brownies, com pepitas de chocolate, noz, coco, amêndoa ou bolacha maria, que podem ser servidos com cobertura de caramelo salgado. Das 13h00 às 19h00. Encerra à segunda.

03 BRIGADEIRI­A DO PORTO | Nº 141

Brigadeiro­s de vários sabores compõem diariament­e a montra deste salão de chá, que salta logo à vista pela

predominan­te decoração em tons de rosa. Yasmin é quem põe as mãos na massa e confeciona todos os sabores brasileiro­s que aqui se encontram, com ajuda da amiga Talitta que gere o balcão. É que além dos brigadeiro­s com mais de 40 sabores, dos quais chocolate com picante, whisky, churros, gengibre, bolo de bolacha e pera bebeda também há espaço para pães de queijo, bolos recheados, empadas e açaí. Tudo para acompanhar com chá, cappuccino ou sumos naturais, preparados na hora. Das 09h00 às 19h00. Encerra ao domingo.

04 TEMPORADA | Nº 151

Não é só um espaço de cowork nem só um café. O Temporada é a junção dos dois, lugar que promove a partilha de ideias e o trabalho independen­te, unindo tudo com snacks nutritivos. Vítor Miller é o responsáve­l do projeto. Joana Carvalho é a mentora e arquiteta que desenhou o espaço, dividido em várias alas, cada uma com a sua função. À entrada, a zona do café é a mais informal e ali reinam propostas leves, todas vegetarian­as. É o caso das tostas com húmus, manteiga de sementes de girassol e nectarinas ou bolo de banana e iogurtes com fruta. Saladas reforçadas e tigelas com combinaçõe­s de legumes são algumas das sugestões de almoço. Das 09h00 às 18h00. Encerra ao sábado e domingo.

05 O AFONSO | Nº 219

É a célebre casa de francesinh­as onde Anthony Bourdain provou a afamada sanduíche portuense. Miguel Afonso é quem comanda a cozinha e mais ninguém a não ser ele manobra as prensas, a chapa e monta as francesinh­as. Trouxe a receita do histórico Café Luso, onde aos 9 anos já aprendia os segredos da arte com o pai. Em 2003 pegou na receita de família e abriu O Afonso, um tanto escondido ao fundo da Rua da Torrinha. Fã assumido de Fórmula 1 e da lenda brasileira Ayrton Senna, não dispensa várias referência­s à modalidade e ao piloto pelas paredes do restaurant­e. Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 02h00. Não encerra. Preço médio: 15 euros.

06 PREGOS NO PORTO | Nº 220

Todos os pratos têm nomes com sotaque nortenho. É o caso do Picante com'ó Carago, um prego feito com bife de alcatra, queijo da serra e molho picante, ou do Olha M'este Mitra, com bife do lombo, rabo de boi, molho demi-glace, três pimentas e mostarda. O pão é uma recriação do bolo do caco, mas mais leve e menos achatado. Já o O Verdadeiro Guna é o único prego servido no prato, com bife do lombo, molho especial, ovo a cavalo e queijo cheddar. O prego do menu de almoço varia a cada semana. Todos são servidos com batata frita caseira. Em alternativ­a à vaca há opções com bife de frango, atum ou seitan. Das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 22h00. Encerra ao domingo. Preço médio: 10 euros.

07 DONA VITAMINA | Nº 261

Nesta mercearia tradiciona­l, ao lado das frutas e legumes da época que todos os dias chegam de vários produtores nacionais, há também lugar nas prateleira­s para uma variedade de vinhos biológicos, licores, compotas, bolachas e biscoitos artesanais e outros produtos selecionad­os por Mafalda Oliveira, a proprietár­ia. É ainda exemplo o vinho de Talha, que aqui chega diretament­e da região alentejana de Vila de Frades, ou os queijos da Prados de Melgaço. Para uma compra de última hora ou um cabaz bem recheado. Das 09h00 às 20h00. Encerra ao domingo.

 ??  ?? 02
02
 ??  ??
 ??  ?? 04
04
 ??  ?? 01
01
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal