Evasões

BEATRIZ MACHADO

- WINEDIRECT­OR DO THE YEATMAN E THE FLADGATE PARTNERSHI­P

Não é sommelier, nunca foi, nem está nos projetos, porque não é essa a sua área – apesar de os escanções do The Yeatman serem formados por si. Foi no Porto que Beatriz Machado nasceu e onde estudou Engenharia Alimentar na Universida­de Católica do Porto, com uma especializ­ação em vinho. Não tardou a dar aulas na própria faculdade, antes de rumar à Universida­de da Califórnia em Davis para tirar um mestrado em Viticultur­a e Enologia. Um curso de excelência que só recebe oito alunos ao ano e cujas propinas ascendem a 44 mil dólares. «Tive de ganhar as bolsas todas», conta Beatriz. Foi no regresso a Portugal que se propôs tomar conta da operação vínica do The Yeatman e restante grupo da The Fladgate Partnershi­p, como wine director. «No fundo um wine director tem uma equipa de sommeliers que fazem o serviço de vinhos. Eu não sou escanção, mas já tive essa função.» Foi, em 2010, quando o hotel abriu as portas que Beatriz definiu as diretrizes pelas quais se guia ainda hoje a equipa de oito sommeliers.

«Fiz muitos erros à frente da minha equipa que era de hotelaria, mas juntos conseguimo­s encontrar um procedimen­to de serviço que é único. O futuro é evolução e o escanção de há vinte anos é diferente.» Para Beatriz, é preciso desmistifi­car cada vez mais o vinho e falar mais para o consumidor do que para o comercial e perceber as suas preferênci­as. «Se lhe perguntamo­s qual é o vinho preferido e disser apenas tinto ou branco; se já disser uma referência ou um ano; ou se falar apenas em rótulos... Tudo nos permite conhecê-lo melhor. É um jogo, uma investigaç­ão ao estilo Poirot», diz. E reforça: «Mais eficaz do que que uma harmonizaç­ão entre comida e vinho é um pairing entre pessoa e vinho.»

QUANTOS VINHOS NO THE YEATMAN? 1300 referência­s. BRANCO OU TINTO? Branco. É muito mais difícil fazer um bom branco. PEÇA FUNDAMENTA­L PARA SERVIR VINHO? Garrafa porque num decanter não é a mesma coisa. REGIÃO PREFERIDA? Pfalz, Alemanha e Wachau, Áustria. VINHO QUE PROVOU E NÃO LHE SAI DA CABEÇA? Boal 1980 madeira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal