Evasões

O QUE FAZER NA QUINTA DO PISÃO

-

01 CAMINHAR, ANDAR DE BICICLETA, SEGWAY OU A CAVALO A quinta tem dois caminhos - o Trilho do Refilão e o Caminho da Cumeada - que podem ser feitos a caminhar, de bicicleta, segway (disponívei­s para aluguer) ou a cavalo, seguindo a sinalética no local e os painéis interpreta­tivos sobre os habitats naturais, o património histórico-cultural e outros pontos de interesse. Duração a pé: duas horas.

02 EXPLORAR A GRUTA E O FORNO DA CAL DE PORTO COVO A pequena gruta de Porto Covo (nome que se dá a uma passagem entre vales), perto da ribeira do Pisão, foi descoberta no século XIX com vestígios ósseos humanos e artefactos da Idade do Bronze. Também no trilho principal surgem as ruínas do forno da cal, testemunha da produção de cal que ali teve lugar até aos anos 1950.

03 IR À HORTA BIOLÓGICA COMPRAR LEGUMES E VEGETAIS Vegetais, legumes e ervas aromáticas podem ser colhidos diretament­e de uma horta de 1,5 hectares, com a ajuda de um funcionári­o. À entrada há um painel informativ­o sobre as épocas próprias de sementeira e colheita. O transporte dos legumes e vegetais faz-se num cesto/carrinho e a receita reverte para os trabalhos na quinta.

04 WORKSHOPS E EXPOSIÇÕES A Casa da Cal, que funciona como centro de receção ao visitante, tem uma zona explicativ­a sobre a quinta e salas onde se fazem workshops. Também recebe exposições periódicas e tem uma pequena loja/mercado com produtos da horta, compotas, mel e outros artigos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal