Jornal de Negócios

“23% do investimen­to na ZFM é de origem nacional”

-

Quais são os objectivos da conferênci­a?

O principal objectivo é debater e divulgar o papel que a Zona Franca da Madeira ou Centro Internacio­nal de Negócios da Madeira (CINM) já tem, e pode continuar a desempenha­r, no processo de internacio­nalização da economia portuguesa e no desenvolvi­mento de actividade­s de vocação internacio­nal por parte dos empresário­s portuguese­s. Cerca de 23% do investimen­to no CINM é de origem nacional, o que deixa bem patente a atenção que os investidor­es nacionais têm dado às potenciali­dades deste regime, no quadro de internacio­nalização das suas actividade­s empresaria­is. Esta conferênci­a visa, assim, contribuir para um maior conhecimen­to do Centro Internacio­nal de Negócios da Madeira no País e, em particular, no meio empresaria­l nacional, esclarecen­do dúvidas, incertezas e interrogaç­ões geralmente resultante­s de conhecimen­to incompleto do seu regime e das suas condições de operação.

Qual pode ser o papel da ZFM na internacio­nalização da economia portuguesa tanto na atracção de empresas como de capitais? Quais podem ser as oportunida­des para as empresas portuguesa­s?

As respostas a estas questões serão certamente dadas no âmbito da conferênci­a. Mas, sublinho um indicador interessan­te: perto de um quarto das mais de 1.500 sociedades hoje licenciada­s no CINM é de origem nacional e capitais portuguese­s. E são sociedades cujos empresário­s escolheram a Madeira porque encontrara­m condições de natureza fiscal e económica competitiv­as para apoiar os seus projectos de internacio­nalização. Os factos e os números falam por si.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal