Jornal de Negócios

Banhadas de ética

- JOÃO QUADROS

José Silvano é o novo secretário-geral do PSD. Silvano sucede a Feliciano Barreiras Duarte, que se demitiu do cargo depois de se ver envolvido em polémicas com o currículo e um subsídio de deslocação como deputado, ou seja, aldrabices que fez desde o tempo em que era secretário de Estado e chefe de gabinete de Passos, mas só, agora, deram por isso. Coitado do Rui Rio, para isto correr pior só lhe falta apanhar sarampo. Esta demissão foi um banho gelado de ética. Feliciano demitiu-se, fez acusações às víboras do partido, e disse que se calhar até perdeu dinheiro com as trafulhice­s nas moradas. Só lhe faltou afirmar – “este ano até aldrabei as contas do IRS para conseguir subir de escalão e enterrei as facturas para não ter descontos.” O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que não comenta a demissão no PSD, mas recordou que “não vale tudo na política” e foi jantar uma vichyssois­e. Resumindo, depois dainvestig­ação naTorre do Tombo feitapelo jornal online Observador, Feliciano foi corrido e José Silvano é o novo secretário-geral do PSD. Pergunta o mais chato dos meus leitores: “Quem é José Silvano? – como tenho uma paciência de santo, vou responder. José Silvano é ex-presidente da Câmara de Mirandela. Teve os seus segundos de fama quando, em 2006, um ano depois de vencer as eleições autárquica­s, decidiu colocar, como no filme, três cartazes de protesto contra a desertific­ação do interior junto à estrada IP4. As mensagens eram: “Aqui Terminao Portugal daIgualdad­e de Oportunida­des — Bem-vindos aumazonaem desertific­ação. Próximasaí­da a70 quilómetro­s, Espanha”. Tem tudo paracorrer bem excepto se o jornal online Observador, entretanto, não descobrir que não foi ele que fez os cartazes ou que houve dezenas de acidentes no IP4 porque as pessoas se distraíam a ler os “outdoors” do Silvano, ou que , afinal, ele aldrabou e são apenas 68 quilómetro­s até Espanha.

O Observador andou anos a atacar a geringonça e nem um risco na máquinacon­seguiu fazer, mas desde que aredacção do jornal de (extrema) direita começou a atacar o PSD de Rui Rio, não há dia que não faça mossa no partido. O Observador, finalmente, descobriu a sua verdadeira vocação. Qual será anódoaque o jornal tem guardada para cair no nobre pano transmonta­no de José Silvano?

Convém recordar que Miguel Sousa Tavares no jornal da noite da SIC disse , sobre o novo secretário-geral do PSD: “Transmonta­nos, normalment­e, são boa gente e não fazem malabarism­os” – hum... assim, de repente , lembro-me de um transmonta­no que era um razoável malabarist­a com robalos: Armando Vara. Talvez, desta vez, Rui Rio tenha conseguido escolheral­guém com todos os cantinhos bem lavados emtermos de ética. O meu único receio é o facto de José Silvano ter sido condecorad­o por Cavaco Silva, e nós sabemos como acabaram a maioria das pessoas que foram condecorad­as pelo velho Aníbal.

O meu único receio é o facto de José Silvano ter sido condecorad­o por Cavaco Silva, e nós sabemos como acabaram a maioria das pessoas que foram condecorad­as pelo velho Aníbal.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal