Jornal de Negócios

Qual o melhor mês para fazer férias na praia?

As férias têm de ser marcadas até 15 de Abril. Antes de tomar decisões, confira os números sobre a temperatur­a e a chuva e compare os meses. Pode ser o fim de algumas certezas.

- MANUEL ESTEVES

As férias de Verão ainda estão longe, mas é nesta altura em que os primeiros planos são feitos pois a Lei obriga a que trabalhado­res e entidades patronais fixem o período de férias até 15 de Abril. Seja na praia, seja no campo, o que todos querem nas férias é sol e calor. Qual é então o melhor mês para tirar férias? Os números do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) desfazem o mito de que Agosto é o melhor mês para fazer praia. A diferença entre os valores médios das temperatur­as mínimas, médias e máximas em Julho ou Agosto é residual. Agosto ganha quase sempre, mas por uma margem tão pequena que é duvidoso que algum veraneante dê por isso. Mas se olharmos apenas para o distrito de Faro (estação meteorológ­icade Faro), onde se concentrag­rande parte dos veraneante­s, é Julho que leva a melhor. Segundo o IPMA, no Algarve, as temperatur­as médias (período de 1981 a 2010) foram ligeiramen­te mais altas em Julho do que em Agosto (ver gráfico). E no valor médio das temperatur­as máximas, Julho vence por uma margem maior. Mesmo o número de dias de céu limpo varia pouco de Julho para Agosto. No sétimo mês do ano, no sotavento algarvio e no interior alentejano são 22 a 24 dias, um número que aumenta um a dois dias em Agosto. E o que dizem os números do IPMA em matéria de chuva? É mais uma vitória para o mês de Julho (ver gráfico). Claro que é sempre preciso cuidado com as médias. Sobretudo quando se fala de clima. “Há uma variabilid­ade inter-anual nos meses de Verão que importa ter em conta, pelo que não podemos dizer que a média sejamuito representa­tiva”, explicaÁlv­aro Silva, climatolog­ista do IPMA.

Dias maiores em Julho

Para quem ainda não está convencido de que estamos diante de um mito (Agosto como o mês ideal para a praia), eis um último e derradeiro argumento: a duração do dia. A20 de Julho, em Faro, o veraneante pode contar com um dia de 14 horas e 20 minutos. Sensivelme­nte um mês depois, temos menos uma hora: 13 horas e 26 minutos. E dois meses depois, a 18 de Setembro, a diferença já é de duas horas, assinala o climatolog­ista. Por esta razão, Julho é o mês com maiores níveis de radiação. Mas, atenção, a realidade é sempre mais complicada do que parece: isso não significa que haja mais calor. “Os valores de radiação são mais elevados no início de Julho, mas a resposta da atmosfera não é imediata, havendo um desfasamen­to temporal”, diz Álvaro Silva. “É como quando aquecemos uma panela”, exemplific­a. Quanto a Setembro, seja pela bitola do sol, da chuva ou da duração do dia, perde em toda a linha. Atemperatu­ra média cai cerca de dois graus celsius, o volume de precipitaç­ão triplica e a duração do dia cai duas horas face a Julho e uma hora face a Agosto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal