Jornal de Negócios

As insígnias que acabaram no grupo

-

O Santander tem vindo a absorver bancos em Portugal, com as designaçõe­s a desaparece­rem, como aconteceu com o Banif. CRÉDITO PREDIAL PORTUGUÊS (CPP)

O Crédito Predial chegou ao Santander ao mesmo tempo que o Totta & Açores, na sequência do fim do grupo financeiro de António Champalima­ud, na viragem do século. Em 2004, o Crédito Predial deixou de existir enquanto tal, sendo integrado no Banco Santander Totta, nome criado naquele ano.

BANIF

O Santander Totta passou a crise financeira portuguesa a erguer a bandeira de que conseguiu enfrentar o período sem ajudas externas. Acaba, em 2015, por adquirir um dos bancos nacionais que sucumbiu às dificuldad­es: o Banif. Por via de uma medida de resolução, são comprados os principais activos e passivos da instituiçã­o fundada por Horácio Roque. A marca fica no Banif SA, o banco “mau”, esvaziado de activos relevantes e no qual permanecer­am os accionista­s e os credores subordinad­os, como acontece em resoluções bancárias.

POPULAR

Depois da experiênci­a em Portugal, o Santander em Espanha acaba por viver uma resolução. O Popular é alvo de intervençã­o e o banco que detém em Portugal segue o seu caminho. O nome do banco desaparece. O Popular Portugal é depois integrado no Santander Totta, com a designação a desaparece­r.

TOTTA

Com o Santander a querer dar força à marca global, o Totta deixa de estar na designação do banco do grupo espanhol em Portugal, que continuará a ser uma filial autónoma. Banco Santander Portugal é o novo nome.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal