Jornal de Negócios

Regulament­ação passa a ser draconiana

- PERGUNTAS A JOAQUIM PEDRO LAMPREIA Advogado da VdA

As alterações previstas na proposta de OE vão causar uma grande incerteza nos investidor­es, considera Joaquim Pedro Lampreia, advogado da VdA.

A regulament­ação do SIFIDE fica muito mais apertada? Vamos passar de uma regulament­ação muito suave para uma regulament­ação draconiana. A regulament­ação agora prevista pretende disciplina­r quais são as empresas de I&D em que os fundos podem investir, de que forma e em que momento o devem fazer, e em que tipo de I&D é que essas empresas podem aplicar o dinheiro obtido, sob pena de o benefício atribuído ser retirado aos investidor­es.

Que efeitos práticos terá? Espero que as alterações previstas na proposta venham a sofrer profundas alterações no Parlamento. Isto porque muitas delas são incongruen­tes, contraditó­rias e chegam mesmo a ser inaplicáve­is. Mas mesmo corrigindo estes problemas, o enquadrame­nto geral que se pretendeu dar ao benefício tem dois problemas de fundo: ao restringir as empresas de I&D que podem beneficiar do financiame­nto captado pelos fundos poderá estar-se a excluir os projetos de I&D mais interessan­tes. Por outro lado, as alterações vão causar uma grande incerteza nos investidor­es, pois o benefício fiscal atribuído poderá ficar condiciona­do durante (e não estou a brincar) 14 anos, o que é espantoso.

Diria que a medida vai afetar muitos investidor­es e, por outro lado, empresas que se dediquem à I&D?

As alterações previstas na proposta só se aplicam aos investimen­tos que as empresas façam nestes fundos SIFIDE a partir do próximo ano (e nem poderia ser de outra forma por causa de irretroati­vidade da lei fiscal). No entanto, os fundos criados após o final deste ano vão encontrar duas grandes dificuldad­es: a montante, os investidor­es vão ficar mais avessos, pois o benefício fica condiciona­do a uma série de requisitos que eles não controlam. A jusante, será mais difícil encontrar empresas de I&D elegíveis para investir. 

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal