Jornal de Negócios

16.10.20

- LÚCIA CRESPO Editora

Eles são os “slashers”. O rótulo colou-se aos “millennial­s”, jovens adultos hoje nos vintes e trintas, com altos níveis de escolarida­de e a trabalhar por conta própria, que assumem mais do que uma identidade profission­al. Fazem muitas coisas ao mesmo tempo e por isso precisam de um “slash” (uma barra) na apresentaç­ão. Mariana é ilustrador­a/tatuadora, Gonçalo apresenta-se como PT/osteopata/formador. Soraia é enfermeira/DJ e Filipa é terapeuta da fala/bailarina. “Pertencer à chamada ‘ GERAÇÃO SLASHER’, que se tornou um fenómeno na China, é pôr as experiênci­as à frente da carreira ou colocar o propósito acima do ‘status’ — mas em tempo de crise pode significar também uma alternativ­a”, como nos conta a jornalista Helena Viegas.

“Era preciso que Portugal, em conjunto com a União Europeia, definisse uma política industrial”, defende o economista Nuno Ornelas Martins, professor da Católica Porto Business School. “É importante perceber como é que estão a ser reconfigur­adas as cadeias de valor global. Qual vai ser o papel da China no futuro? Vai deixar de ser uma plataforma de distribuiç­ão global? Vamos passar a ter uma plataforma regional na Ásia e outras na Europa e nos Estados Unidos? Como é que a pandemia está a influencia­r estes sistemas produtivos e a interação entre eles?”, questiona, em entrevista à jornalista Filipa Lino. NUNO ORNELAS MARTINS, doutorado em Economia pela Universida­de de Cambridge, é autor do prefácio do livro

“Os grandes pensadores da economia”. Com o tempo, perdeu-se o debate de ideias nas ciências económicas. Segundo o economista, a atual crise abre caminho a uma maior reflexão e a uma economia mais ecológica.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal