Jornal de Negócios

As propostas dos partidos para o 5G

TOME NOTA

-

O Bloco e o PCP querem um operador público. Já o PSD e o CDS defendem que o investimen­to no 5G deve começar no interior.

PSD SUGERE “ROAMING” NACIONAL NO INTERIOR

O PSD defende a avaliação de aplicação de um regime de “roaming” nacional “nas regiões atualmente desguarnec­idas”, de forma a aumentar a cobertura dos operadores e a redução das desigualda­des. E quer que o calendário nacional para o 5G não sofra mais atrasos, “articuland­o-se e explorando adequadame­nte a experiênci­a dos restantes Estados-membros mais adiantados no processo”.

PCP RECOMENDA CANCELAR LEILÃO

O PCP recomenda ao Governo que cancele o leilão e que “aposte na reconstruç­ão do operador público e num serviço público de telecomuni­cações que garanta uma oferta de qualidade e economicam­ente acessível” dos serviços de telecomuni­cações.

BLOCO PROPÕE OPERADOR PÚBLICO

Tal como o PCP, o Bloco de Esquerda defende que o Governo deve suspender o leilão da tecnologia de quinta geração, “optando pela gestão e exploração públicas na gestão de redes”.

BENEFÍCIOS PARA O INTERIOR DO PAÍS

O CDS recomenda que haja incentivos para os operadores que comecem a investir no interior do país, e não no litoral e nos grandes centros urbanos. E sugere como benefício para isso o pagamento faseado das suas licenças. E, tal como o PSD, sugere “introduzir a obrigação de ‘roaming’ às zonas de baixa densidade, numa base de reciprocid­ade, de modo a equilibrar os incentivos ao investimen­to, a concorrênc­ia e os objetivos de coesão territoria­l e social”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal